Evento discute cultura e arte na formação de pedagogos
Live será transmitida na próxima segunda-feira (6) no canal do campus Canindé no YouTube
Publicada em 30/08/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:34
O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, na próxima segunda-feira (6), o evento “Cultura e arte nos itinerários da formação docente em Pedagogia”. A programação será transmitida ao vivo peloYouTube a partir das 18h30.
A abertura da live será com a leitura do poema “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”, de Rubem Alves. Para iniciar os trabalhos, o coordenador do Curso de Pedagogia, professor Igor Rodrigues, faz um breve relato do histórico da licenciatura no campus.
As discussões sobre arte e cultura são o destaque do segundo bloco da programação. A professora Edneia “Tutti” Quinto debate as influências das práticas culturais e das vivências artísticas no itinerário formativo de alunos do curso de Pedagogia e relata as experiências formativas realizadas na disciplina de Cultura e Arte na Educação Infantil.
Em seguida, a atriz e Mestranda em Artes (PPGARTES/IFCE) Amália Morais divide suas experiências, destacando a influência de práticas culturais e artísticas no seu itinerário formativo. Para encerrar, em vídeos já gravados, os estudantes de Pedagogia compartilham os significados dos ateliês da disciplina de Cultura e Arte na Educação Infantil em seus itinerários formativos como futuros pedagogos.
PALESTRANTES
Igor Rodrigues é coordenador e docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Canindé do IFCE. Graduado em Pedagogia pela UECE (2004) e Mestre em Educação pela UFC (2007). Tem experiência na área de Educação, com investigações e práticas docentes em educação à distância, formação de professores, moodle, ensino de história e avaliação educacional.
Edneia Quinto (Tutti) é coordenadora de Extensão e Docente do IFCE- Campus Canindé. Atriz pesquisadora, Mestre e Doutora em Educação (UFC) com pesquisas e práticas docentes nas áreas de ensino de arte; Teatro Educação; Artesania da Cena Teatral Contemporânea, Estudos das Culturas Infantis e Imaginação. Licenciada em Teatro (IFCE) e Pedagogia (UECE) e Psicopedagoga (UECE).
Amália Morais é atriz-pesquisadora, mestranda em Artes (PPGARTES/IFCE), com estudos na área de Teatro para as Infâncias e Processos de Criação. É licenciada em Teatro (IFCE), produtora cultural e integrante do Coletivo “Das3” de Formação, Pesquisa e Experimentações Artísticas e Culturais.
SERVIÇO
Evento “Cultura e arte nos itinerários da formação docente em Pedagogia do IFCE -Campus Canindé”
6 de setembro, das 18h30 às 20h30, no canal oficial do IFCE – Campus Canindé no YouTube