Estudantes podem solicitar reabertura de matrícula até 30 de junho
Pedidos podem ser feitos de forma presencial ou virtual por quem deixou de frequentar as aulas durante a pandemia de COVID-19
Publicada em 20/06/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:28

Estudantes do campus Canindé que deixaram de frequentar as aulas de cursos técnicos ou de graduação durante a pandemia de COVID-19 podem voltar a estudar presencialmente no Instituto Federal do Ceará ainda em 2022. Para isso, devem solicitar a reabertura de matrícula até o próximo dia 30 de junho.
O pedido pode ser feito de duas maneiras, conforme a preferência do estudante:
1) virtual, por meio do preenchimento e envio deste formulário eletrônico; ou
2) presencial, por meio de formulário impresso disponível na recepção do campus Canindé (horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h).
Poderão retornar aos seus cursos os alunos que estão com a situação de matrícula “trancada compulsoriamente”, ou seja, aqueles que não renovaram matrícula e/ou deixaram de frequentar as aulas durante o período de ensino remoto no IFCE (março de 2020 a fevereiro de 2022). Para voltar a estudar presencialmente a partir de agosto de 2022, esses estudantes devem solicitar reabertura de matrícula impreterivelmente até 30 de junho; caso contrário, ficarão com a situação acadêmica configurada como “abandono”.
REABERTURA DE MATRÍCULA E REINGRESSO
Estudantes que tenham formalmente solicitado o trancamento de matrícula nos últimos dois anos ou com menos de cinco anos em situação de “abandono” também podem retornar aos seus cursos utilizando o mesmo procedimento para solicitação de reabertura de matrícula ou reingresso. Contudo, somente aqueles com situação de matrícula “trancada compulsoriamente” serão considerados como “abandono” de curso caso não cumpram o prazo estipulado de 30 de junho de 2022.