Estudantes participam de treinamento em sistema de gestão
Capacitação faz parte da terceira fase do projeto Automatizando
Publicada em 13/09/2016 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:28

Quatro alunos do projeto de extensão Automatizando participam, até amanhã (14), de um treinamento exclusivo em sistema informacional de gestão financeira. Vinculado ao curso tecnológico em Gestão de Turismo, o Automatizando objetiva aumentar o nível de uso das ferramentas computacionais e de sistemas de informação nas empresas, para facilitar os processos gerenciais e ajudar, através de coleta e análise de dados, na tomada de decisões operacionais, com foco em gestão financeira.
A capacitação integra a terceira fase do projeto, que já se encontra em seu segundo ano de atividades. A primeira etapa foi caracterizada pelo estudo e confecção do instrumento de investigação; já a segunda consistiu na pesquisa com empresários de Canindé e região acerca do uso ou não de softwares para gerir as informações de fluxo. A fase atual é uma parceria com a empresa Contarq Informática, revendedora da Casa Magalhães, desenvolvedora do sistema SYSPDV, detectado na pesquisa como o mais utilizado pelo empresariado local.
“O treinamento está sendo muito rico em experiências, pois estamos vendo na prática como a gestão financeira pode ser facilitada através de um sistema de informação”, acredita Karine Coelho, bolsista do projeto. “O fato de nos capacitar para utilizar esse sistema influencia muito no desenvolvimento do Automatizando, pois poderemos dessa forma nos aproximar da realidade do empreendedor utilizando o sistema que eles já conhecem na aplicação da gestão financeira”.
Gestão Financeira é, inclusive, uma das disciplinas cujo conhecimento é aplicado no projeto; o professor da matéria, Eduardo Piagge, é um dos docentes contribuintes do Automatizando.
“Esse tipo de treinamento capacita os alunos em gestão, não só aplicada ao Turismo, mas em diversos ramos”, defende o professor Henrique Leitão, coordenador do Automatizando. “O mais importante é que, a partir desse treinamento, os alunos podem ter uma nova oportunidade na área de gestão ou administração, porque eles podem ser consultores de empresas que tenham o software e ajudar nessa análise.”
Karine concorda: “O projeto Automatizando, para nós, os alunos, veio para salientar que o curso de Tecnologia de Gestão de Turismo não é só Turismo. O nosso curso pode ser caracterizado de maneira simples como Administração para negócios turísticos, pois no decorrer do curso nós temos disciplinas que tratam da gestão de empreendimentos, porém voltada para área do Turismo”, explica.
Após a conclusão do treinamento, os estudantes vão adequar os conteúdos relacionados à gestão financeira para que possam ser exemplificados através do sistema em que foram qualificados. Assim, o projeto Automatizando passa para sua quarta fase, em que os alunos capacitados vão repassar o conhecimento a um grupo de gestores e empreendedores locais, captados em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé.