Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Estudantes participam de Semana Universitária da UECE

Alunos apresentaram trabalhos sobre iniciação à docência, desenvolvimento cognitivo e acessibilidade

Publicada em 29/09/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:34

Estudantes dos cursos de Educação Física, Matemática e Pedagogia do campus de Canindé participaram da XXVIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento foi realizado em Fortaleza, entre os dias 25 a 28 de setembro, com o tema "Educação, geração de conhecimento e tecnologias emergentes: desafios globais".

O grupo do campus Canindé apresentou trabalhos frutos das experiências de iniciação à docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Residência Pedagógica (PRP), além de pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente acadêmico.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Igor Rodrigues (coordenador do PIBID de Pedagogia), Natália Ayres (orientadora do PRP de Pedagogia) e Thaidys Monte (líder do GPEFSI - Grupo de Pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão).

Confira os trabalhos apresentados pela delegação de Canindé:

  • O Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia do IFCE Campus Canindé (estudantes Francisca Verlênia Silva Lima, Alexandre da Silva Lima;orientadora profa. Natália Ayres);

  • A Criação de Jogos para o Ensino de Geografia: "Conhecendo Canindé" (estudantes Ana Carolina Costa Leite, Naiara de Castro Sousa, Luiz Fernando Ferreira Queiroz, Erandy de Sousa Júnior; orientadora profa. Natália Ayres);

  • Autonomia Docente: Reflexões para uma Prática Libertadora(estudantes AntoniaAureny Silva Costa, Maria Alyne de Souza Coelho; orientadora profa. Natália Ayres);

  • Realização de Oficinas e Minicursos no PIBID (estudantes Antonio Adriano Lopes Dias, Francisca Adrielly Pereira da Silva, Francisca Clauciane Sousa Sales, Geane Maria de Souza;orientador prof.Igor Rodrigues);

  • Da Tecnologia à Docência: o Computador como Instrumento Facilitador da Aprendizagem (estudantes Alfredo Silva Alves, Alícia Silva Lira, Antonio Leandro Silva Santos, Geovanna de Assis Vieira, Márcia Soellen Alves Freitas; orientador prof. Igor Rodrigues);

  • Fortalecendo a Colaboração e a Aprendizagem Contínua: Estratégias para Reuniões Docentes Produtivas no PIBID (estudantes Michelline Silva Carvalho Mota, João de Deus Gomes, Fernanda Alves Rocha Lima, Francisca Iara do Nascimento Silva, Maria Emily dos Santos Rocha; orientador prof. Igor Rodrigues);

  • Inclusão de Discentes da Pedagogia na Educação Infantil: Relatos de Bolsistas em Eventos da Iniciação à Docência (estudantes Maria Eduarda Castro Pinto, Josiane Soares Germano; orientador prof. Igor Rodrigues);

  • Reuniões de Alinhamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Pedagogia (estudantes Aurilene Sousa Santos, Edilania Loiola Silva, Elídia Coelho Bié, Francisco Maksuel Araújo Maciel, Gerliane Paulino Pimenta; orientador prof. Igor Rodrigues);

  • Observação de aula: a importância da individualidade no processo de ensino-aprendizagem(estudantes Maria Fernanda Lopes da Silva, Maria Rita Almeida Gomes, Maria Estefany Paiva Silva, Paula Pires Uchôa, Aline de Sousa Martins; orientador prof. Igor Rodrigues);

  • Perspectivas conceituais acerca do erro para o desenvolvimento cognitivo:tecendo reflexões(estudante Rodrigo Souza Silva;orientadores prof.Igor Lima Rodrigues e profa. Mikaelle Barboza  Cardoso)

  • A inclusão e a acessibilidade da pessoa com deficiência no ambiente de uma academia:possibilidades e desafios (estudantes Antônia Wanessa Santos Camurça, João Alves Cardoso Neto; orientadores profa.Thaidys Monte e prof. Heraldo Simões).

Andressa Souza – campus Canindé