Estudantes atuarão como informantes turísticos durante Festa de São Francisco
Oito alunos de Gestão de Turismo estão contemplados por projeto em parceria com Prefeitura e Corpo de Bombeiros
Publicada em 13/09/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:29

Oito estudantes do curso de Gestão de Turismo do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará trabalharão como informantes turísticos durante a Festa de São Francisco, realizada de 6 a 16 de outubro. O projeto é uma parceria do IFCE com a Prefeitura de Canindé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.
Os festejos reúnem, ao longo dos dez dias de celebrações religiosas, quase um milhão de romeiros no maior santuário franciscano da América Latina: Canindé. Após dois anos em que toda a programação ocorreu de forma virtual em decorrência da pandemia de COVID-19, a expectativa é que em 2022 o público de fiéis visitantes seja ainda maior, o que demandou uma iniciativa adicional para garantir boas experiências ao romeiro com sua acolhida na cidade.
Essa necessidade levou ao surgimento do projeto Informantes Turísticos para os Festejos de São Francisco de Canindé. Durante os seis últimos dias de evento, os alunos de Gestão de Turismo selecionados serão responsáveis pelo atendimento a pessoas que visitam a cidade. Atuando em duplas posicionadas nos principais pontos de movimentação, os estudantes estarão habilitados para prestar informações de interesse turístico que podem variar desde a indicação de locais para comer até a localização dos principais pontos de romaria ou de delegacias e unidades de atendimento médico.
Para o professor Ivo Luís Oliveira, coordenador do curso de Gestão de Turismo no campus Canindé, o agente de informações turísticas tem um papel importante na hospitalidade turística, desde o acolhimento ao visitante, passando pela orientação dos serviços e produtos, dados históricos e culturais, além da programação do principal evento. "Uma cidade turística deve ser hospitaleira por essência", destaca o docente.
Caso necessário, os informantes turísticos também serão capazes de ministrar primeiros socorros, graças ao minicurso ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar. A formação, ministrada pelo bombeiro Maximiller Nascimento em 10 de setembro, contemplou noções de atendimento em casos de desmaio, engasgos em adultos, crianças e bebês de colo, crises convulsivas e pequenas hemorragias.
Andressa Souza - campus Canindé