Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Emoção marca formatura em Telecomunicações

Cerimônia entregou 13 novos técnicos ao mercado de trabalho

Publicada em 04/12/2017 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:37

"Eu acredito em vocês. O nosso país precisa de vocês!”. A voz potente do professor Francisco Vidal reverberou pelo auditório, ainda que o microfone estivesse distante. De cabeça baixa e em meio a um círculo de alunos trajados em becas pretas e faixas amarelas, todos abraçados, a mensagem não precisava de artifícios para chegar aos seus verdadeiros destinatários: os concludentes do técnico em Telecomunicações do campus de Canindé do IFCE.

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará celebrou, na noite da última quarta-feira (29), o ponto mais alto de sua vocação como instituição de ensino: a formatura de seus estudantes. A solenidade de conclusão de curso marcou oficialmente a chegada de 13 novos profissionais ao mercado de trabalho, formados pelo curso técnico em Telecomunicações.

Formatura Técnico em Telecomunicações 2017.1
Formatura Técnico em Telecomunicações 2017.1

“Foi esse IFCE, construído com sangue e suor dos nossos, que nos proporcionou os melhores momentos de nossas vidas até hoje, seja dentro ou fora desses muros. Aqui, tivemos a honra de encontrar pessoas fundamentais para a nossa formação humana, profissional e até mesmo espiritual”, contou o emocionado orador discente, Cauê Jucá.

Dentre essas pessoas fundamentais, a turma destacou o papel da professora Diná Santana, escolhida como patronesse. “A maioria desses alunos abraçaram a poesia, abraçaram muitas aventuras com o conhecimento, abraçaram todo e qualquer desafio que eu propus”, lembrou a docente. “As nossas aulas tiveram muito a ver com a vida, com o despertar, com a construção de um olhar crítico para a realidade”.

E disso os formandos são conscientes. “Somos 13 crianças repletas de sonhos que aprenderam no IFCE que não somos iguais, que o mundo nunca nos dará regalias de mão beijada, que sonhar é bem mais fácil do que correr atrás dos sonhos e que devemos agarrar com unhas e dentes cada oportunidade”, concluiu Cauê Jucá, ao fim do discurso que arrancou palmas e lágrimas da plateia.