Egresso é aprovado para mestrado no Rio Grande do Norte
Rony Lima foi estudante da licenciatura em Educação Física
Publicada em 02/07/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:33
Mais um profissional formado pelo campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará dá continuidade à carreira acadêmica. Rony Lima, da primeira turma noturna da licenciatura em Educação Física, foi aprovado na linha de pesquisa de Avaliação do Desempenho Humano do mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Rony conheceu os benefícios do exercício físico ainda jovem, por questões de saúde: era uma criança franzina, com problemas de postura e que adoecia facilmente. “Então, por indicação médica, meus pais me levaram para fazer aulas de natação. Acredito que foi aqui que despertou em mim a vontade de cursar Educação Física”, relembra. “Quando eu estava no Ensino Médio, tive a oportunidade de participar de um dos programas ofertados pelo campus Canindé, o PIBID da Educação Física. Foi aí que conheci a instituição e aquela piscina maravilhosa! Foi nesse momento que pensei ‘é aqui que quero estudar’”.
O relacionamento de Rony com a piscina, a natação e o exercício físico só se estreitou durante a graduação. Mesmo depois de formado, ele continuou participando como voluntário no projeto de extensão Nadando em Saúde, coordenado pela professora Thaidys Monte, e no Grupo de Estudo e Pesquisa em Fisiologia do Exercício e Desempenho Esportivo, coordenado pelo professor Eduardo Pereira. “Eu costumo dizer para quem me pergunta que eu tive uma sorte grande em ter um time de ouro de professores durante minha graduação. Eles despertaram em mim, a vontade de aprender, o gosto por estudar e pesquisar”, afirma Rony.
O desejo de aprofundar o conhecimento, somado ao apoio e incentivo dos docentes que ainda o acompanhavam, levaram o egresso a dar continuidade na carreira acadêmica. Agora mestrando em Educação Física na UFRN, Rony pretende pesquisar tipos de treinamento para melhorar a saída de atletas do bloco de natação. “Um dos meus sonhos sempre foi fazer mestrado, principalmente na minha área. Quando passei eu nem acreditei que isso estava acontecendo devido à emoção de estar realizando um sonho!”, conta.
Andressa Souza – campus Canindé