Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Egresso de Matemática é aprovado em 1º lugar para Doutorado

Wagner Soares foi selecionado na linha de pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática da pós-graduação

Publicada em 26/03/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:36

Na lista de aprovados do Doutorado em Educação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), um nome conhecido e um grande orgulho para o Instituto Federal do Ceará (IFCE): Francisco Wagner Soares de Oliveira, egresso da licenciatura em Matemática do campus Canindé, selecionado em 1º lugar na linha de pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática. 

“Acredito que a licenciatura em matemática do IFCE campus Canindé tem grande influência para essa aprovação na seleção de doutorado. Todos os professores foram sempre uma inspiração de profissionalismo, de pessoa social e de conduta de um professor para todos nós, enquanto alunos dessa licenciatura”, afirma o hoje doutorando. Com carinho e admiração, ele lembra os nomes de docentes importantes para sua trajetória: Diego Eloi, Luciana Mendonça, Ricardo Vasconcelos, Kiara Lima e Ana Cláudia Gouveia.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A pesquisa que Wagner pretende desenvolver a nível de doutorado “tem como plano de fundo a formação do professor de Matemática a partir da possibilidade de interface entre História e ensino de Matemática, em que se busca articular elementos da Educação Matemática com a História da Matemática”, explica. O tema é uma constante em sua trajetória acadêmica desde a graduação quando, sob a orientação de TCC da professora Ana Cláudia Gouveia, ele deu os primeiros passos nesses estudos. O mestrado em Ensino de Ciências e Matemática no campus de Fortaleza do IFCE e a participação no Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) reforçam esse interesse de pesquisa.

Além do conhecimento teórico, dos exemplos docentes e das orientações acadêmicas da graduação, Wagner ressalta que as experiências como bolsista de iniciação à docência no Pibid foram fundamentais para sua aprovação no doutorado. “O contato proporcionado por esse programa à escola da educação básica me fez observar na prática o quão importante é pensarmos questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem, em suma a todos os objetos da Educação Matemática”, detalha. Para ele, a formação será um “instrumento para atuar com questões relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão e favorecer o desenvolvimento da Educação, como agente multiplicador da experiência vivenciada na pós-graduação e incentivar estudantes e professores a desenvolverem pesquisas”.

Andressa Souza – campus Canindé