Egressa é aprovada para mestrado em Ciências da Computação
Ádila Colares foi estudante da tecnologia em Redes de Computadores
Publicada em 06/04/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:35
De um campus para o outro, trilhando um caminho acadêmico no Instituto Federal do Ceará: a tecnóloga em Redes de Computadores Ana Ádila Colares Costa, formada pelo campus de Canindé, foi recentemente aprovada no Mestrado em Ciências da Computação do campus de Fortaleza.
As possibilidades na área da Tecnologia da Informação sempre fascinaram Ádila. Com o ingresso no curso de Redes de Computadores em 2018 e a participação no Laboratório de Sistemas Computacionais (Lasic) em 2019, seus horizontes se expandiram. “No Lasic me aprofundei bastante nessa área de pesquisa e projetos, trabalhando com o professor Henrique Leitão, que inclusive ainda possuo contato e sempre me incentiva”, lembra a egressa. Para ela, a entrada no Laboratório, somada ao apoio do corpo docente e do IFCE para a pesquisa a “ajudaram a conquistar essa aprovação”.
Ádila recorda que no início da sua graduação os professores se surpreendiam com a quantidade de mulheres na turma de Redes e incentivavam as alunas a concluírem o curso. “A gente não vê muitas mulheres na área da TI e sabe que existem milhares com muito talento por aí”, defende. Foi inclusive o professor Henrique Leitão quem incentivou Ádila a se inscrever no processo seletivo do mestrado em Ciências da Computação.
“Com o resultado final, pude constatar que de fato todo o estudo valeu a pena e que irei me dedicar ainda mais nessa nova etapa!”, avalia a hoje mestranda. Na pós-graduação, a egressa desenvolverá um projeto na linha de Técnicas e Ferramentas para o Gerenciamento de Redes Blockchain. “Ao pesquisar mais a fundo de forma independente, fiquei impressionada com o poder que ela pode exercer e ajudar de fato na parte da segurança das redes no geral. É um tema que com certeza merece ser estudado a fundo e eu vou adorar participar dessa pesquisa”, afirma Ádila.
Andressa Souza – campus Canindé