Coral de Canindé estreia com homenagem a Vinícius de Moraes
Grupo é formado por 24 cantores dentre vozes femininas e masculinas
Publicada em 23/11/2017 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:32

O Coral do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará fez sua estreia na noite de quarta-feira (22) durante o espetáculo “Um abraço, Vinícius”, uma homenagem ao poeta, cantor e compositor brasileiro Vinícius de Moraes.
O grupo tem à frente na direção musical e artística a professora Marina Morais como regente, com colaboração e participação dos professores Deyvid Martins, Gladson Leone e Davi Silvino. O Coral conta com 24 vozes femininas e masculinas, das quais 13 são membros da comunidade externa ao IFCE e 11 são alunos ou servidores.
No espetáculo cênico musical, a plateia pôde conferir alguns clássicos do “poetinha”, como: Para Viver um Grande Amor, Soneto do Amor Total, Soneto da Fidelidade, Eu Sei que Vou te Amar, Soneto da Separação, Chega de Saudade, Poema do Passarinho, Triste Sertão e Samba da Benção. A direção teatral e o roteiro ficaram por conta da professora Diná Santana; a declamação e encenação dos poemas foram de responsabilidade do grupo Verso Em Cena, formado pelos alunos La Belle Clarindo, Nayana Silva, Isaac Lopes, Ricardo Ferreira, Gabriela Tavares, Karine Mendes e Janaele Germano; os cenários foram criação da professora Rachel Lúcio. O acompanhamento musical foi uma parceria entre os docentes do IFCE e músicos de Canindé.
“Nosso coral tem uma proposta de integração com as artes cênicas, sobretudo o teatro, para que haja uma mistura de linguagens e que a gente possa trabalhar música, canto e técnica vocal e, ao mesmo tempo, movimentação e estudo da atuação no palco”, explica o professor Deyvid Martins.
POR QUE UM CORAL?
“Desde que eu cheguei aqui, eu percebi que existe um movimento na cidade de muitos grupos vocais ligados à igreja. As pessoas em Canindé cantam muito! Elas já têm essa experiência e buscavam outros espaços para cantar”, reflete a professora Marina Morais, regente do Coral.
O desejo da comunidade unido à expectativa gerada pela experiência passada do campus Canindé do Núcleo em Performance Vocal colaboraram para a criação de um novo grupo de vozes. Além disso, soma-se também a missão do Instituto Federal do Ceará de contribuir para o desenvolvimento da região. “É fundamental que nós possamos fortalecer o ensino público e gratuito no país ofertando práticas musicais, práticas artísticas. Então sem dúvida é uma ferramenta de empoderamento ter um coral, ter uma prática musical coletiva para fortalecer o cenário musical. É importante fortalecer a população com arte e com cultura”, defende o professor Deyvid Martins.