Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Canindé permanece na fase 1 do plano de retorno gradual

Condições para avanço ou manutenção de fases são avaliadas semanalmente pela Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (CISSP)

Publicada em 26/11/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:32

O campus de Canindé permanece na primeira fase do plano de retorno às atividades presenciais do Instituto Federal do Ceará. A decisão foi baseada no parecer nº 05 da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (CISSP) local, que avaliou a situação epidemiológica da região, a infraestrutura e os insumos para implantação de estratégias sanitárias de prevenção e combate à COVID-19, além das condições de saúde e vacinação da comunidade interna. 

Em Canindé há dois fatores principais que, no momento, limitam a progressão das fases: o aumento da taxa de contágio nos últimos sete dias e a impossibilidade de realizar desinfecção das dependências do campus, que está sem contrato vigente para prestação dos serviços de limpeza. Esses e outros indicadores são analisados e atualizados semanalmente pela CISSP para emissão dos pareceres de recomendação de permanência ou avanço do campus nas fases de retorno às atividades presenciais.

RETORNO GRADUAL

Atualmente o campus Canindé está na primeira fase do retorno gradual. De acordo com a Portaria nº 2459/ 2021, da Progep do IFCE, essa fase estabelece que prioritariamente, “servidores ocupantes dos Cargos de Direção (CDs), Funções Gratificadas (FGs) e Funções de Coordenação de Cursos (FCCs), servidores vinculados aos setores de infraestrutura e tecnologia da informação e gestão de laboratórios deverão retornar, limitado a 30% do quadro de servidores do campus e Reitoria”. Nessa etapa, todas as aulas permanecem remotas. 

A segunda fase orienta a volta de aulas práticas de componentes curriculares, preferencialmente para estudantes concludentes, atividades de estágio, extensão de discentes, PIBID, Residência Pedagógica, monitoria e defesas de TCC. Nessa etapa, deverão retornar às atividades presenciais os servidores que atuem no atendimento ao público, servidores cujas atividades possuam relação com as atividades retomadas nesta fase, e servidores de setores administrativos, limitados a 50% do quadro do campus e Reitoria.