Canindé lança Residência Pedagógica e Pibid nesta quarta
Foram ofertadas 120 vagas para alunos de Educação Física e Matemática
Publicada em 10/08/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:36
O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará realiza, nesta quarta-feira (15), o evento de lançamento do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). No total, foram ofertadas 120 vagas para alunos das licenciaturas em Educação Física e Matemática.
A programação de abertura inicia às 14h com apresentação musical seguida da “Parceria entre Educação Básica e IES: Possibilidades e Desafios para a Formação Docente”, com a professora Ana Cláudia Gouveia. Após o intervalo, os bolsistas participam de rodas de debate específicas para cada programa: “Itinerâncias Formativas no PIBID em Canindé: Experiências de si” (mediação da professora Samara Moura) e “Programa Residência Pedagógica: Vivência teórico-prática na formação de professores” (mediação das professoras Paula Ventura e Thaidys Monte).
SOBRE A RESIDÊNCIA
A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, onde será acompanhado por um professor da educação básica. O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.
SOBRE O PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa proporcionar aos alunos, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto no qual estão inseridas. Tem como objetivos contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.