Canindé adere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Campus é o primeiro do IFCE a ingressar em rede para mobilizar a implementação de agenda sustentável adotada pela Organização das Nações Unidas
Publicada em 22/03/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:35

O campus de Canindé é o primeiro do Instituto Federal do Ceará a aderir à Estratégia ODS, movimento que acredita no desenvolvimento responsável por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas em 2015.
A agenda de 17 objetivos e 169 metas deve ser atingida até 2030. Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Clique aqui e conheça todos os objetivos.
“É importante para o campus, no âmbito da sua contribuição social efetiva para o desenvolvimento socioeconômico dos Sertões de Canindé, disseminar e promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à sociedade local e aos poderes públicos, para que os prefeitos dos seis municípios da região possam alinhar os seus planos plurianuais aos ODS”, destaca o professor Francisco Vidal, diretor-geral da unidade. A coalizão Estratégia ODS reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia para mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda.
AÇÕES EM CANINDÉ
O campus de Canindé já atua em alguns dos objetivos propostos pelas Nações Unidas, principalmente erradicação da pobreza, saúde, bem estar, educação de qualidade e redução das desigualdades, via ações educacionais e institucionais de ensino, pesquisa e extensão. Com a adesão à Rede ODS, a ideia é ampliar o alcance.
“Estamos mapeando as ações, iniciativas e projetos que já realizamos para alinharmos nosso plano de desenvolvimento institucional aos preceitos e objetivos de desenvolvimento sustentável e fortalecer o nosso trabalho junto aos poderes públicos municipais”, destaca o diretor-geral, Francisco Vidal.
Para este ano, já estão previstas algumas ações no campus Canindé para fomentar o desenvolvimento sustentável em alinhamento ao tripé ensino, pesquisa e extensão: lançamento de novo edital de auxílio estudantil emergencial, entrega de kit alimentação com recursos do PNAE 2021, 122 bolsas para promoção dos ODS em escolas de ensino fundamental e médio, projetos de pesquisa e inovação, promoção de acessibilidade e inclusão com curso de Libras para servidores, criação do comitê local de sustentabilidade, implementação da energia fotovoltaica e retomada das ações de diálogo com a sociedade e os poderes públicos locais.
Andressa Souza – campus Canindé