Campus mantém horta sustentável
Já são 30 espécies de frutas, verduras e plantas ornamentais cultivadas
Publicada em 25/09/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:36

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará deu início a um projeto de reaproveitamento de resíduos através da criação e manutenção de uma horta.
A iniciativa partiu da Coordenadoria de Manutenção e Infraestrutura no fim de maio. “Ao observar a quantidade de resíduos gerados pela cozinha do refeitório, aliado ao interesse que sempre tive por sustentabilidade, resolvi fazer a experiência de transformarmos esse material gerado em adubo para utilizarmos nas atividades de jardinagem do campus”, explica a coordenadora do setor, Luciana Mendonça.
De acordo com o setor, são gerados cerca de 230 kg de resíduos crus por mês no refeitório, como cascas e restos de frutas, legumes e verduras, além do pó de café consumido diariamente no campus. Todo esse material é coletado, pesado e transferido para as composteiras artesanais, feitas de baldes de margarina e doadas pela professora Nara Braga. Já a irrigação é feita através de um sistema criado pelo Flávio Mendonça, que capta a água proveniente dos drenos dos ares-condicionados. Por dia são coletados entre 180 e 200 litros.
Atualmente, a horta conta com mais de 30 espécies, dentre frutas, verduras e plantas decorativas, cujas sementes e mudas foram doadas em colaboração por servidores e terceirizados. Tudo é cultivado de maneira artesanal e orgânica, sem uso de qualquer agrotóxico nem custo para o campus.