Campus de Canindé completa 9 anos de atuação
Atualmente mais de mil estudantes estão matriculados em 12 cursos
Publicada em 14/03/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:36

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) completa nove anos de atuação nesta sexta-feira. A unidade entrou em funcionamento no dia 15 de março de 2010, utilizando como instalações provisórias a Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando e, desde 18 de outubro daquele ano, está instalada no seu endereço definitivo, às margens da Rodovia BR 020, no Km 303, em Jubaia, Canindé.
Desde o início de suas atividades, o campus de Canindé já entregou à sociedade 659 profissionais, que integralizaram cursos técnicos (145), superiores (466) e de pós-graduação (48). Hoje, a unidade conta com mais de mil estudantes matriculados em doze cursos: técnicos em Eletrônica, Eventos, Informática e Telecomunicações; licenciaturas em Educação Física, Matemática, Música e Pedagogia; tecnologias em Gestão de Turismo e Redes de Computadores; especializações em Educação Física Escolar e em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas.
Para manter a estrutura em pleno funcionamento, o campus é formado por um corpo de mais de cem servidores concursados, com 40 técnicos administrativos e 72 professores, além de 22 servidores terceirizados para as áreas de apoio: copa, limpeza, manutenção predial, recepção, transporte e vigilância, impactando social e economicamente a região em que se localiza.
Fisicamente, o campus de Canindé ocupa uma área maior do que 50 hectares. Sua estrutura atual é composta por três blocos de ensino, totalizando 23 espaços educativos, incluindo salas de aula, laboratórios e biblioteca; um bloco administrativo de dois pavimentos com 18 ambientes, sendo um consultório odontológico e outro médico; auditório de 250 assentos, cantina e almoxarifado, além de complexo esportivo dotado de piscina, quadra coberta, vestiários e alojamentos.