Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Avaliação do MEC: Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebe nota 4 e Pedagogia garante nota máxima

Organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura foram os indicadores para avaliação

Publicada em 01/11/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:38

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, afirmou Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. Ciente do papel exercido por uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, o campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu nesta segunda-feira (31) o resultado do reconhecimento de dois cursos superiores. De acordo com a comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), a tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebeu conceito 4 e a licenciatura em Pedagogia garantiu 5, nota máxima da avaliação.

“Deixo minhas congratulações aos técnicos educacionais, trabalhadores terceirizados, docentes e discentes do curso de Pedagogia pela construção coletiva, da qual resulta essa avaliação”, destaca a professora Rafaella Florêncio, coordenadora do único curso de Pedagogia ofertado pelo IFCE. “Assentados numa herança histórica de negação de direitos, a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada é sempre uma luta política. A oferta do curso de Pedagogia na cidade de Canindé, no IFCE, é resultado das conquistas sociais”.

"É com enorme alegria e satisfação que recebemos a nota 4 no processo de Reconhecimento do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFCE campus Canindé. Agradeço a colaboração de toda a comunidade acadêmica, pois este é o resultado da atuação forte e comprometida de docentes e técnicos-administrativos para levar uma educação superior de qualidade para os discentes da Região dos Sertões de Canindé", comenta o professor Raphael Torres, coordenador de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O curso ofertou sua primeira turma em 2019 e, mesmo após os anos de pandemia de COVID-19, deve apresentar seus primeiros concludentes ainda em 2022.

RECONHECIMENTO DE CURSOS

A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visitou o campus Canindé, de forma virtual, na última semana de outubro. Nesse período, foram realizadas reuniões com os gestores da unidade, coordenadores de curso, corpos docente, técnico-administrativo e discente, além de representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A avaliação para reconhecimento de cursos de graduação considera mais de 30 indicadores, organizados em três eixos: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso. Portanto, foram verificadas as instalações do campus, como salas de aula, laboratórios, biblioteca e setores de atendimento. Também foram analisadas questões relativas aos projetos pedagógicos dos cursos, políticas estudantis, ações de pesquisa e de extensão.  Ao final do processo avaliativo é atribuída uma nota na escala 1 a 5.

Andressa Souza - campus Canindé