Atletismo Além das Pistas encerra primeiro ano de atividades como revelação esportiva
Equipe do projeto de extensão foi agraciada com Troféu de Equipe Revelação do Desafio Vertical 2023; foram sete competições ao longo do ano
Publicada em 20/12/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:33

Em março de 2023,a equipe do projeto de extensão Atletismo Além das Pistas disputava sua primeira corrida. Em Maranguape, na 1ªetapa do Desafio Vertical, o grupo tinha somente três atletas. Em novembro, ao cumprirem a 5ª etapa do mesmo circuito em Pacoti, o projeto levou 10 corredores e conquistou, além de vários pódios ao longo do ano, o Troféu de Equipe Revelação 2023.
Ao longo do ano, o projeto participou de provas de corridas de trilhas e de rua em oito cidades do Ceará: Aratuba, Canindé, Itaitinga, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Maranguape e Quixadá. Em todas, a equipe conseguiu lugar no pódio, a maioria conquistados pelo estudante Wellington Carneiro, que se manteve entre os cinco melhores corredores de trilha do estado durante 2023.
"A última corrida do ano que disputamos foi o Desafio Vertical 6 horas. Dessa vez não era apenas uma corrida em trilha, mas um grande desafio de resistência física e psicológica", conta o professor Erick Agapto, coordenador do projeto. A prova foi disputada em Pacoti, no dia 25 de novembro. "O objetivo era realizar o máximo de voltas em percurso de 6km em trilha fechada, comlargada às 14h e chegada às 20h".
O resultado, na opinião do professor, foi surpreendente: o projeto conquistou o 4° Lugar na classificação geral com Wellington Carneiro; 2° Lugar na Categoria Quarteto Masculino (Nilson Holanda, Marcelo Santos, Thiago Rocha e Rodrigo Souza); 3° Lugar no Quarteto Misto (Erick Agapto, Cleriene Pereira, Wanessa Camurça e Diego Almeida) e ainda o Troféu de Equipe Revelação do Desafio Vertical 2023."É um reconhecimento pelo esforço, dedicação e todo o amor ao esporte que podemos demonstrar durante esse ano.Atualmente somos um grupo de 20 atletas amadores, apaixonados por corridas em trilhas, sempre treinando para o próximo desafio", resume o docente.
O QUE 2024 RESERVA
Para o próximo ano, o objetivo é manter o foco nas corridas em trilhas e continuar participando de competições. "Temos um planejamento para os alunos que irão seguir um treino específico para suas provas. Nossos treinos são adaptados, a maioria de nossos membros pratica musculação, corre na rua, pedala... pois planejar treino de trilha para prova de trilha tem uma logística por trás", conta Diego Almeida, estudante da licenciatura em Educação Física e monitor do projeto. Uma das suas responsabilidades dentro do Atletismo Além das Pistas é fazer o acompanhamento personalizado dos atletas, fornecer suporte e orientação técnica. "Esses resultados,além de ajudarem os corredores a atingirem suas metas pessoais, serão de grande importância na minha formação como treinador", avalia.
Wanessa Camurça, também estudante de Educação Física, foi a primeira mulher a desbravar as trilhas junto do projeto. Hoje, ela é uma entre quatro. "As corridas de aventura são realmente uma aventura. Esse projeto dá a oportunidade e o encorajamento de estar no esporte, tanto treinando para se sair melhor na próxima vez, quanto a motivação de participar de competições. É algo que todo mundo merece sentir um dia, estou muito feliz de estar junto com meus amigos nesse grupo", conta a atleta.
Andressa Souza - campus Canindé