Alunas do IFCE Canindé avançam para 2ª fase do Torneio de Física Para Meninas
Ainda no 1º ano, estudantes se classificaram em olimpíada que cobra conteúdos de todo o Ensino Médio
Publicada em 11/09/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:35

Duas estudantesdo curso técnico integrado em Eletrônica do campus de Canindéavançaram para a segundafase do Torneio de Física Para Meninas (TFM). Ana Clara Ferreira Albuquerque e Nycoly Pereira de Assis, ambas noequivalenteao 1º ano, se classificaram em olimpíada que cobra conteúdos de todo o Ensino Médio.
Esta é a primeiraedição do TFM, competiçãodestinadaàsestudantes do Ensino Médio de escolaspúblicasouprivadas de todooBrasil. Com objetivo de incentivar a participaçãofemininaemolimpíadascientíficas, focandoemfísica, ainiciativaquerproporcionar um ambienteigualitário de competição e reconhecimento para as jovens com interesse pela área.
"Eu sempre me identifiqueimuito com as matérias de exatas e esseano a gentecomeçouaestudarFísica. Eu pensei: 'meu Deus, que matériadeslumbrante!'. Aíquando a genteviulánoscartazes que estavatendotorneio, a genteachouinteressante e pensou'por que nãoparticipar?'", conta Ana Clara, de 15 anos.
O TFM tem duas etapas, a primeira online e a segunda presencial. A prova da 1ª fase, aplicada em 24 de agosto, teve 15 questões objetivas e cinco questões de resposta direta. Já a 2ª fase será aplicada nesta quinta-feira, 14 de setembro, comcinco questões discursivas. Em todo o território nacional, 439 alunas farão a prova.
De forma intensiva, as estudantes têm se preparado para a próxima etapa da competição. Nos horários livres dentro do campus Canindé, os professores de Física George Frederick e Nádia Esmeraldo ministram aulas dos conteúdos mais avançados. O conteúdo previsto para o TFM engloba não somente a Física Clássica, estudada ao longo do Ensino Médio, como também tópicos de Física Moderna (radioatividade e física nuclear). Além disso, o estilo de prova se assemelha ao exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Tem muita questão que vai além do que só a fórmula está pedindo. Você tem que interpretar primeiro o que a questão pede para fazer uma fórmula que com isso leva a outra fórmula", explica Nycoly, de 15 anos.
A premiação do TFM será oferecida às estudantes que obtiverem as melhores pontuações na segunda fase, de acordo com o ano/série dentro de cada nível. Serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, assim como menções honrosas. O Torneio de Física Para Meninas é uma colaboração entre o IFCE, o Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Andressa Souza - campus Canindé