Startup de Baturité é finalista do Programa de Corredores Digitais
Projeto Macitour foi selecionado para final do programa desenvolvido pelo Governo do Ceará
Publicada em 07/01/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:10

A startup Macitour, desenvolvida e liderada pela aluna Ana Camila, do curso de Licenciatura em Letras do IFCE Campus Baturité, e também formada pelos alunos Daniel e Lucas da FMB (Baturité), foi classificada para a terceira e última fase do Programa Corredores Digitais (PCD), programa de aceleração de startups da Secitece (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará).
A startup consiste em um aplicativo capaz de gerenciar vários serviços turísticos para toda a região do Maciço do Baturité. A equipe afirma que o apoio do IFCE foi fundamental para o sucesso da iniciativa durante todo o programa, que iniciou a primeira fase em agosto de 2018. Fabiano Rocha, coordenador das startups no IF Baturité, diz que o trabalho em conjunto com os servidores do campus Baturité e também de outros campus são o diferencial na disputa que iniciou com quase 200 startups de todo o estado do Ceará.
O desenvolvimento da versão inicial e apresentação do aplicativo foi uma parceria com os professores Thiago Façanha (campus de Guaramiranga) e Daniel Lacerda (campus de Jaguaruana) e o aluno Carlos Eugênio Sombra Moreira Junior, do curso técnico de Informática do campus Jaguaruana.
Para o docente do campus Baturité e coordenador dos alunos no desenvolvimento do projeto, Fabiano Rocha, "a cooperação entre os campi, utilizando a especialidade de cada um para implementação de projetos, é fundamental e facilita o desenvolvimento de projetos inovadores com potencial de transformarem-se em startups de sucesso. A parceria entre os campi do IFCE pode trazer resultados surpreendentes." afirma o professor. O docente também lembra que o apoio do diretor do Campus Baturité, Lourival Soares, e do titular da PRPI, Wally Menezes, deram grande impulso ao projeto da startup Macitour, pois "abriram portas para parcerias dentro do IFCE e também fora dele, além da participação em eventos científicos e feira de negócios, que trouxeram visibilidade da equipe ao mercado", ressalta.
A esta fase final dos Corredores Digitais chegaram 30 startups. A Macitour se prepara para as atividades de modelagem do negócio e para a última fase do programa, motivada para atingir resultados cada vez melhores e já fechando parcerias dentro do IFCE para fortalecimento do projeto. Atualmente, a equipe possui mais de 12 mil seguidores em sua página no Instagram (@Macitour.app).