Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Campus Baturité assina termo de cooperação para implantação de Centro Internacional do Café

As instituições parceiras irão desenvolver projetos de processamento, pesquisa, promoção e comercialização do café de sombra agroecológico

Publicada em 10/09/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:08

No dia 09 de setembro de 2020, os representantes da Prefeitura Municipal de Mulungu, da Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus de Baturité e do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), celebraram a assinatura de um Termo de Cooperação para realização do projeto de instalação do Centro Internacional do Café de Sombra.

O convênio, além da criação do Centro Internacional visando a valorização do café de sombra, pretende realizar diversas atividades como a instalação de torrefadora e do Memorial do Café, o fortalecimento da gastronomia, restaurantes e da cultura alimentar do Maciço de Baturité.

O Diretor-Geral do campus Baturité, Lourival Soares recorda os caminhos que o campus percorreu até este momento da assinatura do termo. “O campus Baturité é consciente da importância social, cultural e econômica do café na região, de modo que sempre apoiou e incentivou eventos e parcerias que envolvam o fortalecimento do alimento.” Destacou.  “O Curso de Gastronomia que o campus oferta também trabalha nesse sentido, de valorização da cultural regional. Essa parceria é de suma importância para nossos alunos, bem como da sociedade como um todo.” Enfatizou o diretor.

Em 2019, o campus Baturité sediou o Ceará Organic Food Festival. O evento gerou um novo impulso com a articulação de grupos de trabalho que envolvem instituições de governo, instituições de pesquisa, do Terceiro Setor, bem como, instituições empresariais e os próprios produtores.

Inácio Oliveira - Campus Baturité