Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Sociedade Brasileira de Computação tem projeto parceiro em Aracati

Projeto de extensão Divas estimula interesse de meninas pela área de Computação

Publicada em 31/08/2016 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:52

O projeto de extensão Divas, do campus de Aracati, passou a ser parceiro do programa Meninas Digitais, lançado em 2011 pela Sociedade Brasileira de Computação. As duas iniciativas têm o objetivo de estimular o interesse de alunas do Ensino Médio pela área de Informática e de Tecnologias da Informação e Comunicação. O objetivo é motivar essas meninas a optarem pela carreira nessas áreas.

O projeto Divas teve início no primeiro semestre de 2016 no campus de Aracati e foi selecionado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFCE (Papex). A iniciativa é coordenada pela professora Carina Oliveira, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e conta com o apoio de bolsistas e alunos voluntários do curso.

Em julho, foram oferecidos os primeiros cursos de capacitação para alunos e alunas de outras instituições de ensino de Aracati. “A maioria das vagas foi destinada a alunas de até 20 anos vindas de escola pública, mas nós também abrimos vagas para alunos”, explica Carina. “A proposta do projeto é oferecer três cursos principais: introdução a informática, lógica de programação e arduínos. A nossa ideia é sempre adicionar um conhecimento durante as aulas e fazer uma formação bem prática, fugindo da imagem de uma aula tradicional com muita teoria”.

Além da realização de cursos na área de tecnologia e informática, as ações do projeto também incluem o apadrinhamento de alunas de escolas públicas, palestras motivacionais e a inserção de alunas do IFCE em projetos de pesquisa e extensão. No mês de agosto, duas escolas passaram a ser atendidas pelo projeto com cursos de capacitação: a escola José Melancia, de Canoa Quebrada; e a escola Barão de Aracati, que funciona no centro da cidade.

Para saber mais informações, acesse a página do projeto Divas.