Servidores de Aracati aderem ao teletrabalho
Modalidade foi implementada por meio do Programa de Gestão de Desempenho
Publicada em 02/01/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:58

O IFCE campus de Aracati confirmou a adesão ao Programa de Gestão de Desempenho do Ministério da Economia (PGD), possibilitando que os servidores possam cumprir, de forma remota, até 60 por cento da jornada de trabalho. Conforme a Normativa de implementação do PGD no IFCE, regulamentado pela Resolução CONSUP/IFCE nº 53, de 30 de agosto de 2022, o Programa está sendo implantado de forma escalonada, por área. Até o momento, no campus Aracati, puderam aderir servidores do Departamento de Administração e Planejamento, Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Chefia de Gabinete..
Posteriormente, serão contemplados as áreas de Auditoria, Controle e Governança; Comunicação Social; Tecnologia da Informação; Assistência Estudantil; e Atividades administrativas das áreas finalísticas (Ensino, Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação).
O Programa abrange as atividades cujas características permitam a mensuração da produtividade e dos resultados das respectivas unidades e do desempenho do participante em suas entregas. As atividades que possam ser adequadamente executadas de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos serão realizadas preferencialmente na modalidade de teletrabalho parcial ou integral. Portanto, a adesão dos servidores é opcional, sendo necessário o atendimento aos requisitos elencados no regulamento, incluindo a abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com amparo no Plano de Trabalho do setor onde desenvolve suas atividades laborais.
Sobre o PGD
O Programa de Gestão e Desempenho (PGD), regulamentado pelo Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022 e pela Instrução Normativa n° 65/2020, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, é uma forma de trabalho com foco em metas e resultados, no qual a instituição atua de maneira estratégica, planejando e monitorando as atividades produzidas, por meio de planos de trabalho. Dessa forma, o servidor participante poderá realizar as suas atividades preferencialmente de maneira remota, pois, mais importante que a presença física no local de trabalho, é a transparência sobre o resultado produzido.
São objetivos do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do IFCE: promover a gestão da produtividade e da qualidade das entregas dos participantes; contribuir com a redução de custos no poder público; estimular a sustentabilidade; atrair e manter novos talentos; contribuir para a motivação e o comprometimento dos participantes com os objetivos da Instituição; estimular o desenvolvimento do trabalho criativo, da inovação e da cultura de governo digital; proporcionar mais qualidade de vida aos agentes públicos, principalmente por meio da otimização do tempo com mobilidade, escolha do ambiente de trabalho, flexibilidade de horários, redução de custos com transporte, entre outros; gerar e implementar mecanismos de avaliação e alocação de recursos; e promover a cultura orientada a resultados, com foco no incremento da eficiência e da efetividade dos serviços prestados à sociedade.
Confira mais informações na Página do PGD.https://ifce.edu.br/progep/programa-de-gestao