Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Seminário reúne alunos de Licenciatura em Química

Estudantes e professores apresentaram trabalhos e trocaram experiências

Publicada em 27/02/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:51

Um sábado de muito trabalho marcou a realização do primeiro SAL, o Seminário dos Alunos de Licenciatura em Química do campus de Aracati do IFCE. No dia 24 de fevereiro eles participaram de uma manhã de apresentações e troca de experiências em uma programação construída coletivamente.

De acordo com o coordenador do curso, professor Wellington Viana, o objetivo foi possibilitar a integração e a troca de conhecimento entre alunos e professores das diferentes turmas. Além disso, ele avalia que o incentivo à criatividade e à participação dos estudantes na elaboração do evento pode resultar em uma identificação maior com a área e com o próprio curso. "Na prática, o estudante se torna um coautor desse processo", diz o professor Wellington. "Tenho certeza que foi enriquecedor para a formação dos alunos enquanto futuros professores de Química".

Para o estudante João Paulo Moreira, o seminário foi um momento de apreender e transmitir conhecimentos. "Foi contagiante ver a interação entre alunos e professores presentes", diz ele. "Vi o quanto é bom estar ali na frente transmitindo o que sabemos e, claro, aprendendo com os demais".

PROGRAMAÇÃO
O primeiro Seminário dos Alunos da Licenciatura em Química do campus de Aracati contou com oito apresentações. A programação foi encerrada com a apresentação de reações químicas, momento que impressionou os presentes. "Todos ficaram encantados com a beleza da Química", conta o professor Wellington.

Veja a programação, que foi voltada para os alunos do curso de Licenciatura em Química do campus:

1. Sócrates e o amor à sabedoria
2. Metabolismo dos carboidratos
3. Cloreto de magnésio: introdução à Química e bioquímica
4. Nomenclatura dos compostos orgânicos - uma introdução
5. Jogos Matemáticos
6. O estudo de caso - estratégia metodológica para o ensino superior
de Química
7. Fritz Haber e a síntese da amônia
8. Reatividade de compostos químicos