Projeto vai atrair mais meninas para a computação
Pyladies procura incentivar mulheres a entrar na área de tecnologia
Publicada em 16/11/2017 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:55
O campus de Aracati vai promover mais uma ação para incentivar a participação de meninas na área de tecnologia e computação. A ideia é trazer para o campus o PyLadies, uma comunidade mundial que já existe em vários estados brasileiros justamente com o propósito de atrair mais mulheres para a área tecnológica.
O primeiro encontro do grupo acontece no dia 24 de novembro. Em Aracati, o Pyladies vai reunir atividades que vinham sendo realizadas em dois projetos que já funcionam no campus: o Divas, voltado para a promoção da presença de mulheres na computação; e o Propyton, que atua na divulgação da linguagem de programação Pyton.
Alice Feitosa, que é aluna do terceiro semestre do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, explica como surgiu a ideia de trazer esse grupo para Aracati. “Nós já éramos bolsistas do projeto Divas e estávamos trabalhando com o Pyton. Aí veio a ideia de propor algo inovador e encontramos o Pyladies”.
Outra estudante que também elaborou o projeto é Helen Abdala. Ela diz que vê no Pyladies uma oportunidade de fortalecer a presença das meninas na área de computação. “Não tem nenhum motivo para que um número bem relevante de meninas não esteja no campo acadêmico da área de tecnologia. E o pyladies tem justamente a ideia de ajudar e acolher as meninas que têm essa vocação”.
A iniciativa conta com o suporte de dois professores do eixo de Informação e Comunicação do campus de Aracati do IFCE: Carina Oliveira e Silas Santiago. Uma das primeiras ações, além do encontro que já está marcado para o dia 24 de novembro, é a oferta de uma capacitação em linguagem Pyton para alunos de uma escola pública de ensino médio de Aracati.