Projeto de pesquisa ganha bicicleta
Doação estimula projeto que promove segurança no trânsito
Publicada em 09/12/2016 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:58

Uma pesquisa desenvolvida por estudantes e professores do campus de Aracati para tornar bicicletas mais acessíveis e seguras acaba de ganhar um reforço: um empresário da cidade soube da iniciativa e decidiu doar uma bicicleta para a equipe. Com isso, o projeto Smart Bike vai poder avançar com mais rapidez e os pesquisadores terão informações mais reais sobre o experimento. A doação da bicicleta foi realizada no dia 02 de dezembro.
O empresário Ernesto SouZa, proprietário das lojas Bike Center e Bike Sport, diz que fez a doação depois de ficar sabendo do projeto por meio do seu filho, Vinícius SouZa, que é aluno do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do campus Aracati. “Achei o projeto bem interessante, principalmente quando soube que a motivação inicial foi de um aluno que tem um irmão surdo e pensou em ajudá-lo com essa bicicleta”, diz ele. “Além disso, por ser um projeto que promove mais segurança no trânsito e por estar diretamente ligado ao meu ramo de negócio, vi que podia ajudar”.
O estudante Igor Galdino, que também faz parte do projeto, diz que com a bicicleta a equipe envolvida vai ter uma visão bem mais realista de todos os recursos que a pesquisa oferece ao usuário. “Atualmente, nosso protótipo utiliza apenas uma estrutura de madeira com os sensores embutidos, que limita muito os nossos testes. Graças à doação da bicicleta que a Bike Sport fez para o nosso projeto, nós poderemos fazer os testes de forma mais precisa e eficiente”.
O professor Reinaldo Braga, que já coordenou o projeto e agora continua fazendo parte da equipe, lembra que procurou o empresário Ernesto Souza para apresentar o projeto e solicitar a doação de uma bicicleta usada. “Ele respondeu que doaria uma bicicleta nova, porque acredita muito no desenvolvimento do nosso sistema”, conta Reinaldo. “Estamos muito felizes com essa parceria da Bike Sport, porque o proprietário é um exemplo de transformador da sociedade. Ele inclusive já divulgou o projeto entre um grupo de ciclistas de Aracati, e eles ofereceram as suas bicicletas para os testes serem executados futuramente em um maior número de bicicletas.”
SMART BIKE
O projeto Smart Bike foi idealizado pelo estudante Johnattan Douglas, que está no último semestre do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Johnattan tem um irmão que é surdo e elaborou o projeto pensando inicialmente em desenvolver uma bicicleta para pessoas com deficiência auditiva. À medida que a pesquisa avançou, porém, os integrantes desenvolveram opções de segurança que podem ser usados por qualquer pessoa que queira pedalar com mais segurança.
Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Carina Oliveira e, nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, será apresentado na Universidade Strasbourg, na França, onde os pesquisadores envolvidos na pesquisa esperam trocar informações e aperfeiçoar o trabalho já realizado.