Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Plano de ação vai beneficiar cajucultura em Aracati

IFCE integra conjunto de parcerias para desenvolvimento do setor no leste cearense

Publicada em 30/11/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:55

O campus de Aracati do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) está somando esforços junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e outras entidades parceiras no plano de ação do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial) que será implementado a partir de 2019, visando o progresso da cajucultura no leste do Ceará. A iniciativa será apresentada ao público na próxima quinta-feira (6), em evento de lançamento que será realizado na Escola de Tempo Integral Darcy Ribeiro (Rua Teófilo Pinto, 200 - bairro Farias Brito), em Aracati.

A programação ocorre a partir das 8h, com café da manhã, seguido pela solenidade de abertura, atração cultural e apresentação dos membros do comitê gestor territorial e representantes das demais entidades parceiras no município. Em seguida, será feita a validação do plano de ação territorial , finalizando com assinatura do acordo de cooperação, debates e encaminhamentos.

De acordo com Carlos Henrique dos Santos Pitombeira, agente de Desenvolvimento do BNB, o Prodeter atende todo o Nordeste, focado nos segmentos de maior potencial socioeconômico local. No leste do Ceará, território que engloba os municípios de Aracati, Fortim, Beberibe e Cascavel, a escolha da cajucultura se deu por indicação dos diversos parceiros, entre entidades e produtores do segmento.

O Plano de Ação será desenvolvido no triênio 2019-2021, envolvendo atividades de capacitação e assistência técnica, conforme informa Carlos Henrique: “São diversas ações que serão implementadas nesse período, como por exemplo capacitações relacionadas à comercialização da cajucultura e ao beneficiamento do produto”, disse ele, salientando que um dos propósitos é tentar agregar valor ao produto.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati