Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

IFCE capacita alunos da rede municipal em robótica e cultura maker

Projetos no campus de Aracati pretendem atender 800 estudantes neste ano

Publicada em 18/04/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:51

O IFCE campus de Aracati já formou cerca de 100 alunos da rede pública municipal no curso de ensino em linguagem de programação aplicada à robótica e uso de ferramentas de Cultura Maker, no Laboratório de Ensino Maker (LEMA), cujas atividades didáticas tiveram início em março deste ano. A formação se dá por meio de cursos de extensão voltados para alunos dos últimos dois anos do ensino fundamental. A meta é atingir 800 estudantes das redes públicas de ensino do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, ao longo do ano de 2022.

Os cursos, com 20 horas de duração, são ministrados por professores do IFCE (campi de Aracati e Jaguaruana) e da Secretaria de Educação de Aracati. O projeto está funcionando em parceria com três prefeituras (Aracati, Cascavel e Itaiçaba). No momento também está sendo negociada a participação da prefeitura de Icapuí e da escola de Ensino Fundamental Correia Lima em Jaguaruana.

Imagem sem título

De acordo com o professor Alexandro Lima Damasceno,coordenador do LEMA, as aulas são divididas em cinco módulos, respectivamente: Introdução à Cultura Maker; Aprendendo algoritmos com Code.org; Desenvolvendo aplicativos com APP Inventor; Linguagem de programação Python; e Robótica. Nesses projetos os alunos são introduzidos no conhecimento sobre “algumas tecnologias que normalmente eles não têm acesso nas escolas e em casa”, explica Alexandro. “São algumas ferramentas  utilizadas para ensino de programação de computadores e tecnologias de cultura maker, assim como todas as ferramentas que nós temos no laboratório, bem como a parte de prototipagem e robótica” acrescenta o professor. 

Pelo cronograma das aulas, no primeiro dia de aula, os alunos são apresentados ao laboratório e aos conceitos fundamentais da cultura maker; no segundo dia, eles aprendem a desenvolver algoritmos para computadores utilizando linguagem de blocos; no terceiro dia eles elaboram programas para dispositivos móveis (celulares e tablets), utilizando também linguagem de blocos; no quarto dia eles aprendem linguagem de programação profissional, que é o python, e no quinto dia eles aplicam tudo isso na programação de robótica.

Imagem sem título

LEMA

O projeto do Laboratório de Ensino Maker de Aracati foi contemplado no Edital nº 35/2020 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que teve por objeto o apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica em todo o país. O ambiente conta com uma série de ferramentas tecnológicas, incluindo impressoras, canetas e scanner 3D, notebooks, SmartTV, kits robótica,  projetor multimídia e máquina CNC laser. 

“A ideia deste laboratório é que ele seja um ambiente de construção, com foco na ideia do ‘do it yourself!’, ou seja, faça você mesmo!”, ressalta o diretor-geral do campus, Mário Moreira. Ele salienta que os princípios motivadores para a implementação do LEMA consideram os propósitos inerentes à cultura maker, a saber: Incentivar os estudantes a explorarem e experimentarem, de forma prática, as diferentes perspectivas possíveis para a resolução de diversos problemas cotidianos. “A proposta é tirar o estudante de uma postura passiva, tornando-o protagonista do próprio aprendizado. Além disso, ele tem a oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe, bem como de ampliar sua criatividade e seu pensamento crítico”.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati