Sábado letivo reúne estudantes e egressos
Programação foi organizada para oferecer atividades práticas
Publicada em 12/07/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:54

Uma aula prática realizada no primeiro semestre de 2018 conseguiu reunir estudantes dos quatro semestre letivos do curso técnico em Aquicultura. A programação teve diferentes atividades e contou com a presença do técnico Nilton Gomes Dieb, além da participação massiva de professores do curso. Nilton Gomes foi formado pelo IFCE e atualmente é gerente de Alevinagem da empresa João da Cruz Pescados, localizada no Estado do Rio Grande do Norte.
A manhã teve início com a identificação de duas espécies de peixes presentes nos Laboratórios do campus: o Megalops atlanticus, conhecido popularmente como Pema ou Camurupim; e o Oreochromis niloticus, chamado popularmente de Tilápia. "Nós apresentamos essas duas espécies para os alunos que ainda não conheciam", diz o professor Emanuel Soares dos Santos, coordenador do curso técnico em Aquicultura. "São dois peixes com características bem diferentes, então foi falado sobre a anatomia e fisiologia das duas espécies", complementa.
Um dos temas que também despertou o interesse dos estudantes foi a qualidade da água, assunto que foi abordado por meio da apresentação de alguns instrumentos utilizados nas atividades práticas da Aquicultura. Um deles é uma Sonda Eletronica Multiparamétrica que, como explica o professor Emanuel, é capaz de fazer o monitoramento de nove indicadores de qualidade de água. Em seguida, alunos dos semestres iniciais receberam instruções para utilizar o Refratômetro, que é mais simples e bastante utilizado na medição de salinidade da água.
Sábado Letivo
As atividades teóricas e práticas fizeram parte de um Sábado Letivo do curso técnico em Aquicultura e foram realizadas no dia 16 de junho na primeira sede do campus de Aracati, localizada no centro da cidade. Além dos estudantes e professores, alguns alunos que já concluíram o curso também participaram da programação. A manhã também contou com uma atividade de beneficiamento de pescado e teve ainda uma aula de culinária e higienização de alimentos no Laboratório de Alimentos e Bebidas do campus.