Aluno do campus de Aracati atua no diagnóstico da Covid-19
Formado no curso técnico em Petroquímica e aluno da licenciatura em Química, Iran Júnior foi contratado pela Fiocruz
Publicada em 04/03/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:50

O técnico em Petroquímica Iran Júnior, aluno do curso de licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação do Ceará campus de Aracati, está trabalhando na unidade de apoio ao diagnóstico da Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde dezembro de 2020. Iran foi contratado para trabalhar na central analítica da unidade, localizada no município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza. Em meio à crise sanitária vivida na atualidade, ele avalia com gratidão e orgulho a oportunidade de exercer sua profissão numa das mais importantes instituições públicas brasileiras ligadas à promoção da saúde.
De acordo com o Iran Júnior, a unidade da Fiocruz em Eusébio tem capacidade de processar diariamente até 10.000 testes moleculares e 6000 testes sorológicos da Covid-19. “Me deixa mais orgulhoso ainda saber que o trabalho na Fiocruz, que é uma instituição pública centenária que já ajudou muita gente, ainda há de ajudar muita gente no Brasil”.
Iran nasceu em Aracati, mas cresceu e se criou em Icapuí, município vizinho, na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. De origem simples, durante muito tempo seus pais mantiveram o sustento da família por meio da pesca e da venda de frango assado. Desde cedo, prezou muito pelos estudos, não poupando esforços e dedicação para ingressar no IFCE e aproveitar o máximo da instituição.
Ele iniciou o curso de Petroquímica em 2013, tendo concluído em 2017. Posteriormente, ingressou no curso de licenciatura em Química. “Acho que foram os melhores quatro anos de minha vida, foram muito bem aproveitados”, considera, em relação ao curso técnico, acrescentando que isso foi essencial para a conquista profissional que alcançou. “Durante a petroquímica a gente teve praticamente todo o tempo de curso imerso dentro do laboratório e isso me deu experiência e segurança suficiente para que eu pudesse aplicar nessa vaga e me destacar”, avalia ele.
Unidade da Fiocruz em Eusébio tem capacidade de processar diariamente até 10.000 testes moleculares e 6000 testes sorológicos da Covid-19
No campus de Aracati, Iran fez parte da turma pioneira do curso técnico integrado em Petroquímica, que foi ofertado até este ano. A partir de 2022, estará em funcionamento o curso integrado em Química, com 40 vagas anuais. Nessa modalidade, os alunos estudam no próprio IFCE as disciplinas regulares do ensino médio e as disciplinas técnicas específicas da profissão.
Elinaldo Rodrigues - campus de Aracati