Docente de Aracati integra equipe que criou guia ministerial
Professor Valter Filho participou da elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira
Publicada em 02/07/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:53

O docente do IFCE campus de Aracati, Valter Cordeiro Barbosa Filho, integrou a equipe que elaborou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, lançado na última terça-feira, 29 de junho, pelo Ministério da Saúde. O documento foi confeccionado com recomendações para orientar e estimular a população brasileira a adotar um estilo de vida fisicamente ativo. A elaboração do Guia envolveu 70 pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior, durante mais de um ano, a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a coordenação do professor Pedro Hallal (UFPel).
A participação do professor Valter Filho se deu na produção de dois documentos: um voltado para a população, incluindo uma seção sobre a Educação Física escolar, que é o campo de trabalho no IFCE em que o autor pesquisa; o outro traz recomendações para gestores e profissionais de saúde. Este último “promove orientações para que os gestores e profissionais possam contribuir para o engajamento e a manutenção de pessoas na prática regular de atividade física, seja no planejamento e o desenvolvimento de programas de saúde e ações intersetoriais (educação, esporte, transporte, entre outros), de forma adequada à realidade brasileira e ao SUS”, explica o professor.
Marco Histórico
A equipe de pesquisadores foi dividida em grupos de trabalho (GTs) compostos de 8 a 9 integrantes. A partir disso, foram promovidas reuniões semanais com trabalho de pesquisa de revisão sistemática da literatura, consulta a guias de diferentes partes do mundo e da Organização Mundial de Saúde (OMS), escutas a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pais, alunos, crianças, deficientes, idosos, gestores, coordenadores, entre outros.
Após o término desta etapa, o documento foi disponibilizado para consulta pública, foram feitos ajustes apontados pela população e, por fim, a confecção do Guia no final de 2020. Posteriormente, a publicação foi encaminhada para o Ministério da Saúde para aprovação, editoração, confecção e lançamento. “O documento é um marco histórico para o fortalecimento da Política Nacional de Promoção da Saúde que, desde 2006, enfatiza a relevância da atividade física para a saúde da população brasileira. Contudo, é o primeiro documento que orienta como a população e a sociedade brasileira pode ajudar a construir um país mais ativo e saudável”, avalia Valter Filho.
Trabalho de base
O docente do IFCE salienta ainda que “a ideia é que este documento esteja na base, fundamentando todo o processo de trabalho que ocorre na Atenção Primária à Saúde, de modo a alcançar grande parcela da população”. Quanto à versão para os gestores e profissionais, o documento “visa orientar esse público a conduzir a construção de territórios e pessoas mais ativas e saudáveis. Destaco, também, a seção sobre a Educação Física escolar, que fundamenta objetivos e recomendações pertinentes para professores, estudantes, país/familiares e gestores escolares sobre uma disciplina e um contexto escolar que que favoreçam uma vida mais ativa e saudável".
Acesse os guias aqui:
- Guia de Atividade Física para a População Brasileira
- Guia de Atividade Física para a População Brasileira: recomendações para gestores e profissionais de saúde
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati