Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Comissão de Anistia indeniza cidadão aracatiense

IFCE foi representado em julgamento histórico ocorrido na cidade

Publicada em 08/03/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:56

A Câmara Municipal de Aracati foi palco de um julgamento histórico: depois de ter sua casa invadida por policiais à paisana no ano de 1965, Raimundo Nonato dos Santos Freire recebeu um pedido formal de desculpas do Estado e uma indenização pelo dano sofrido no período de Ditadura Militar no Brasil. Conduzido pela Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, o julgamento contou com a representação do campus de Aracati do IFCE.

Graças a um convite da Subseção de Aracati da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o professor de Direito Público e Privado do IFCE Edson Vieira de Paula Júnior acompanhou o julgamento. "Foi o primeiro julgamento de uma comissão de anistia realizada aqui em Aracati", destaca Edson. "E eu acredito que o Instituto Federal cumpre seu papel social quando está próximo da comunidade onde está localizado, daí a importância de estarmos presentes em momentos como esse".

O julgamento foi realizado no dia 8 de dezembro de 2017. Além de Edson Vieira, a professora Márcia Viana, chefe do Departamento de Ensino de Aracati, também acompanhou o momento.