Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Ceará APP incorpora sistema Fique no Lar

Projeto foi desenvolvido para auxiliar fornecedores de produtos e serviços aos consumidores

Publicada em 08/06/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:51

O Ceará APP, aplicativo de serviços do Governo do Estado do Ceará, incorporou o Fique no Lar, sistema criado pelo IFCE para conectar fornecedores de produtos e serviços essenciais a consumidores, por meio do formato delivery ou retirada in loco. A plataforma Fique no Lar foi desenvolvida pelos Laboratórios de Redes de Computadores (LAR/IFCE campus de Aracati), e de Inovação Tecnológica (LIT/Fortaleza).


O aplicativo Ceará APP reúne diversas funcionalidades, destacadamente serviços ofertados por órgãos do governo do Estado, tais como Detran, Cagece, Sefaz-CE, emissão de certidões e boletos, cadastro em programas do governo, dentre outros.

A proposta para que o Fique no Lar ficasse disponível como uma das funcionalidades dentro do Ceará APP partiu do próprio Governo do Estado, antigo parceiro da iniciativa. Para possibilitar mais essa opção de aplicativo dentro do Ceara APP aos cearenses, a incorporação do Fique no Lar demandou alguns adaptações, conforme explica a professora Carina Oliveira, que atua na linha de frente do projeto no campus de Aracati: “Para possibilitar essa disponibilização, a gente precisou fazer algumas alterações do sistema, como por exemplo, delimitar os filtros voltados para cidades cearenses e adaptar a interface gráfica para ficar mais parecida com a do Ceará APP”.

Alcance do Fique no Lar

O sistema Fique no Lar foi criado no início da pandemia do Covid-19. Ele está disponível através da página web e/ou via aplicativo móvel na Play Store. O projeto conta, até o momento, com 9.209 empreendimentos cadastrados, em mais de 20 Estados e 530 cidades, com mais de 29.232 acessos.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati