Aracati se destaca em edital do Ministério da Agricultura
Campus alcançou nota máxima no ranking nacional de 399 propostas avaliadas na penúltima etapa
Publicada em 22/09/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:53

O campus de Aracati do Instituto Federal de Educação alcançou a pontuação máxima entre os projetos avaliados na penúltima etapa do edital de seleção do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O resultado preliminar foi divulgado nesta segunda-feira (21), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), vinculada ao Ministério.
A pontuação da proposta do campus, intitulada “Residência Profissional Agrícola para Técnicos em Aquicultura”, foi a maior no ranking nacional de 399 propostas, enviadas de 25 estados. Somente oito propostas alcançaram a mesma nota (27 pontos) obtida pelo campus.
Acerca do objetivo do projeto enviado pelo campus, conforme ressalta o professor Sandro Neves, responsável pela iniciativa, ele visa “apoiar a formação de jovens profissionais com as competências e habilidades necessárias para a plena atuação na área da carcinicultura, favorecendo a inserção desses profissionais no mercado de trabalho”. A área de abrangência envolve os municípios de Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Jaguaruana no Estado do Ceará.
Ao todo 86 instituições de ensino interessadas em desenvolver atividades voltadas para a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins enviaram projetos. O resultado final do primeiro edital do AgroResidência está previsto para ser anunciado no dia 2 de outubro de 2020.
Bolsas
O edital prevê o financiamento dos projetos selecionados durante o período de dois anos. No campus de Aracati, os recursos serão usados no custeio de 10 bolsas, no valor de R$ 900 para alunos do curso técnico em Aquicultura. A carga horária de trabalho dos residentes será de 40 horas semanais.
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati