Aracati oferta vagas para curso técnico em Aquicultura
Inscrições ocorrem de 16 e 27 de novembro, pela internet
Publicada em 11/11/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:50

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital de seleção com 1.655 vagas para novos alunos em 17 campi para o semestre letivo 2021.1. Em Aracati são ofertadas 40 vagas para o curso técnico em Aquicultura (concomitante), no turno matutino. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal da instituição entre os dias 16 e 27 de novembro.
Também são ofertadas vagas em cursos técnicos nos campi de Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Umirim, tanto na modalidade concomitante quanto nos integrados e subsequentes.
Os cursos na modalidade concomitante são aqueles nos quais o estudante cursa apenas a formação técnica no Instituto e o nível médio em outra instituição. Nos cursos integrados ao Ensino Médio, os alunos cursam a formação técnica escolhida e os conteúdos de Ensino Médio ao mesmo tempo no IFCE. Já nos subsequentes, os candidatos já concluíram esta etapa e agora iniciarão o curso técnico no IFCE.
A seleção será realizada por meio da análise do histórico escolar dos candidatos. Há vagas para dezenas de formações, entre as quais os cursos técnicos em Agropecuária, Computação Gráfica, Edificações, Eletrônica, Informática, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho. A relação completa pode ser conferida no edital de seleção, onde também pode ser consultada toda a documentação necessária para a inscrição.
Metade das vagas por curso são reservadas para candidatos egressos de escolas públicas, sendo estas divididas igualmente entre candidatos com renda bruta per capita familiar inferior ou igual a 1,5 salário mínimo e concorrentes cuja remuneração da família ultrapassa esse valor. Para ambos os grupos, haverá também reserva de vagas para candidatos com deficiência e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com os percentuais do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ícaro Joathan (Reitoria) e Elinaldo Rodrigues (Aracati)