Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Aplicativo coletou informações turísticas de Aquiraz

Alunos de Turismo e Computação elaboraram mapeamento para beneficiar turistas e moradores

Publicada em 22/11/2017 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:55

Alunos de dois cursos do campus de Aracati se uniram para elaborar um diagnóstico dos atrativos turísticos da cidade de Aquiraz. Juntando conhecimentos dos cursos técnico em Guia de Turismo e Bacharelado em Ciência da Computação, eles disponibilizaram informações atualizadas sobre os diversos prestadores de serviços turísticos à prefeitura do município.

A iniciativa partiu da secretaria de Turismo de Aquiraz, que procurou o IFCE para propor uma parceria ainda no primeiro semestre de 2017. A partir daí, um projeto de extensão foi elaborado pelas professoras Lorena Sena e Raquel Silveira e passou a contar com a participação de estudantes da área de Turismo e Computação. Ao IFCE, coube desenvolver a metodologia tecnológica para reunir informações turísticas de Aquiraz. Já o poder municipal ficou responsável por oferecer informações e suporte logístico para a realização das atividades de campo, realizadas nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

"Foi um trabalho interdisciplinar e que envolveu uma instituição de outro município", diz a secretária executiva de Turismo de Aquiraz, Indira Guimarães. "Avalio que foi um momento de muito aprendizado, tanto para os estudantes e professores quanto para nós, da secretaria". Ela acrescenta que a Associação de Municípios do Estados do Ceará (APRECE) já demonstrou interesse pelo projeto. "Eu acho que isso de fato é ensinar, porque ao mesmo tempo que forma o aluno você já o coloca em contato com o mercado", diz Indira.

A professora Lorena Sena, do curso de Guia de Turismo, diz que o levantamento das informações turísticas de Aquiraz partiu de um modelo já aplicado nacionalmente. "Nós utilizamos a mesma metodologia de coleta de dados do Ministério do Turismo", explica. "Agora que os dados foram coletados, vamos partir para a etapa de produção dos relatórios para enviar essas informações para a prefeitura", acrescenta ela.

Agora, a professora Lorena diz que o aplicativo, chamado de Diagtur,  será registrado para que, no futuro, seja possível aplicar a mesma metodologia em outros locais. "Quem sabe outros municípios não vão utilizar esse mesmo aplicativo?". A estudante Jaciana Barbosa, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, participou do projeto desde o início e diz que a coleta de dados foi a mais abrangente possível. "Nós não estivemos apenas em hotéis e pousadas, mas procuramos também farmácias, padarias, pequenos comerciantes", enumera.

Para Nathalia Freitas, aluna do terceiro semestre do curso de Guia de Turismo, a participação no projeto foi uma oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos no IFCE. "Foi um momento de grande aprendizado, de praticar o que nós aprendemos ao longo do curso", conta ela. "Vivenciar a experiência em campo uma ótima oportunidade de exercer os conhecimentos que já havíamos adquirido e, com certeza, ampliou o nosso desenvolvimento profissional", completa.

A coleta de dados foi feito por sete alunos e supervisionado pela professora Lorena Sena, do curso técnico em Guia de Turismo. Além do campus de Aracati do IFCE e da prefeitura de Aquiraz, que realizam o projeto, a iniciativa recebeu o apoio do Sebrae, de associações turísticas e contou com a participação de alunos de uma escola estadual que funciona em Aquiraz.