Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Alunas de Aracati tem artigos aprovados em eventos internacionais

Estudos são resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Hotelaria

Publicada em 12/11/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:59

As alunas Karen Carneiro Silva e Sabrina Maria de Sousa Elias foram contempladas com a aprovação de seus artigos científicos em eventos de referência internacional, que ocorrerão ainda neste mês. O trabalho intitulado “Tecnologias futuristas de computação como estratégia de marketing para o desenvolvimento do turismo e da hospitalidade”, de Karen Silva, será publicado na IEEE International Conference on Frontiers Technology of Information and Computer (ICFTIC 2021), na Track Computer Vision, que será realizado na China. Já o estudo intitulado “Hotelaria Hospitalar e os Novos Protocolos de Segurança: Segurança em Hospitais Universitários”, de Sabrina Elias, será apresentado no Colóquio Internacional de Gestão Universitária, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, nos dias  24 e 25. Ambos os eventos serão realizados de forma virtual. 

Frutos da disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Tecnologia em Hotelaria, os respectivos artigos foram orientados pelo professor Mário Moreira, diretor do IFCE campus de Aracati. 

Resumos dos artigos

Título: Tecnologias futuristas de computação como estratégia de marketing para o desenvolvimento do turismo e da hospitalidade

Resumo: Este estudo apresenta um aplicativo baseado em visão computacional para levar informações aos usuários sobre um determinado ponto turístico a qualquer hora e em qualquer lugar. Com o uso desta tecnologia, espera-se oferecer informações confiáveis sobre um determinado local de forma prática e interessante, aumentando a atração turística para locais que antes passavam despercebidos ou com baixa popularidade.

Título: Hotelaria Hospitalar e os Novos Protocolos de Segurança: Segurança em Hospitais Universitários

Resumo: a proposta deste artigo foi a criação de um protocolo para a implantação e utilização de práticas seguras, a partir do estado da arte atual sobre hotelaria hospitalar, considerando diversos protocolos existentes de acordo com o cenário emergencial proporcionado pela situação pandêmica causado pelo Sars-CoV-2. Tendo com resultados maior segurança, qualidade e a eficácia no atendimento ao paciente, contribuindo para garantir a segurança e qualidade de vida dos envolvidos no processo de cuidado, utilizando as políticas públicas para a recomendação e emprego de roteiros de inspeção com a finalidade de nortear a assistência em unidades de saúde - Hospitais Universitários.