Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Aluna e docente de Aracati são homenageadas

Solenidade na reitoria do IFCE teve outorga de títulos, medalhas e destaques da gestão

Publicada em 22/12/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:50

A aluna Ana Karoline Rocha de Oliveira e a professora Márcia de Negreiros Viana, ambas do campus de Aracati, foram contempladas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em cerimônia de homenagem a personalidades que se distinguiram em prol da causa educacional, nas suas respectivas áreas e níveis de atuação.    

Na solenidade, presidida pelo reitor Wally Menezes, no dia 20/12, Ana Karoline recebeu a Medalha do Mérito Educacional Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe. Criada em 2017, a comenda é destinada a pessoas que se distinguem pela contribuição ao desenvolvimento do Instituto e da Educação Profissional e Tecnológica, homenageando representantes dos segmentos Docente, Técnico Administrativo, Discente e Sociedade Civil.

Imagem sem título

Karoline Rocha conclui a licenciatura em Química no campus de Aracati, ainda neste ano

Ex-aluna do curso técnico Integrado em Petroquímica e estudante da Licenciatura em Química do campus Aracati, Karoline tem se destacado como pesquisadora e divulgadora científica. Ela é autora do livro intitulado "Relatos de uma estudante de química: vivência acadêmica & realidade universitária", lançado recentemente. Trata-se de uma obra autobiográfica, que aborda experiências acadêmicas vivenciadas durante sua trajetória no IFCE.

Diante da homenagem recebida, Karoline rememorou o caminho que tem trilhado desde que ingressou no IFCE, em 2014, ainda no curso técnico, “sem imaginar a proporção do que o instituto poderia me oferecer”. Agora, no momento em que conclui a licenciatura, ela destaca um aprendizado: “Você não precisa ser a aluna nota 10, você precisa abraçar as oportunidades e dar o seu melhor, almejando atingir os seus objetivos. No mais, ao ser reconhecida pela minha experiência de aluna do interior de Aracati, que foi até a Capital do Ceará para ter os seus esforços reconhecidos, foi gratificante. Valeu toda dedicação”.

Imagem sem título

Márcia Viana é docente do campus de Aracati, onde atuou como diretora-geral de 2018 a 2021

Noutro momento da programação, a professora Márcia Viana, ex-diretora do campus de Aracati, foi homenageada dentre os profissionais que se destacaram pela atuação como ex-gestores do Instituto. Honrada pelo reconhecimento de seu trabalho, ela dedicou a homenagem a todos os colegas que participaram da sua gestão e lembrou dos desafios para conduzir a missão profissional na área. “Muitos sonhos em prol da educação se concretizaram com a garra, dedicação, delicadeza e profissionalismo de todos eles”, frisou, lembrando os colegas. "Trabalhar com educação não é algo fácil, quando a gente tem poucas verbas e muitos desafios, sobretudo nas cidades do interior, para fazer o nosso trabalho com qualidade, um trabalho que seja digno para a sociedade”, acrescentou.

Doutora em Educação pela UNESP (2017), Márcia Viana leciona as disciplinas de Administração Aplicada e Empreendedorismo no campus de Aracati, onde atuou como diretora-geral, chefedo Departamento Ensino e coordenadora do Bacharelado em Ciências da Computação. Atualmente é pesquisadora regional da FUNCAP no Projeto Clusters Econômicos de Inovação, membro do Núcleo de Aquicultura e Pesca do campus, do Projeto de Germinação de Ideias e Inovação do IFCE e do grupo de pesquisa LIREMCULT IFCE, coordena o projeto de extensão Terra dos Bons Ventos e Negócios empreendedores e sustentáveis.

Honoris Causa

Um dos momentos marcantes da programação de homenagens foi a inédita concessão de títulos de doutor e doutora Honoris Causa pelo IFCE à governadora do Ceará Izolda Cela, à ativista pelos direitos das mulheres Maria da Penha e ao professor, engenheiro e ex-deputado Ariosto Holanda. Os títulos são destinados a personalidades, externas ao nosso instituto, que se tenham distinguido pelo exemplar exercício de atividades acadêmicas ou que, de forma singular, tenham prestado relevantes serviços à casa.


Leia também: 

IFCE homenageia personalidades em noite histórica
Aluna de Química aborda vivência acadêmica em livro

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati