Aluna de Aracati ganha medalha de ouro em Olimpíada de Química
Emily Sofia foi a melhor classificada no polo regional e também se destacou na classificação geral do Estado
Publicada em 23/04/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:56
A aluna Emily Sofia Cunha da Silva, do curso técnico integrado em Petroquímica, do campus de Aracati, foi contemplada com a medalha de ouro na Edição Especial da Olimpíada Cearense de Química (OCQ -2021.1), realizada recentemente. A premiação se deu no polo regional que engloba alunos de escolas públicas e particulares dos municípios de Aracati, Fortim, Icapuí, Beberibe e Jaguaruana. O resultado está disponível aqui ou no site da olimpíada em ceara.obquimica.org.
A satisfação de Emily pelo estudo na área de Química, impulsionada quando ingressou no curso de Petroquímica, também lhe inspirou enorme alegria em poder participar da olimpíada. Esse sentimento foi amplificado com a premiação. “Fiquei surpresa com o resultado, não esperava ganhar a medalha de ouro, admito, e nem representar o polo de Aracati, mas como eu estudei bastante para isso, fico muito feliz pelo resultado obtido”, ela revela.
A participação dos discentes do campus na OCQ ganhou reforço também a partir de um trabalho de preparação coordenado pelo professor Lee Marx Gomes de Carvalho. A partir dessa experiência, ele pretende desenvolver um projeto de extensão, a partir do segundo semestre de 2021, visando ao treinamento de alunos para participarem de competições desse tipo. “O projeto não está oficializado, mas eu dei o pontapé inicial para torná-lo constante no campus”, ressaltou o professor.
A olimpíada foi estruturada em duas modalidades: A (com alunos do primeiro e segundos anos do ensino médio) e B (para alunos do terceiro ano do ensino médio e do quarto ano do ensino técnico). Emily foi classificada na modalidade B e se destacou também na classificação geral, envolvendo todos os polos, considerando todos candidatos classificados com a nota de corte (acima de 50).
Na edição especial da OCQ 2021.1 foram inscritos 23.930 estudantes nas modalidades OCQ-A (1º e 2º anos do ensino médio) e OCQ-B (3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino técnico) de escolas públicas e particulares do Estado do Ceará, representando as 13 Coordenações de Polo da OCQ, sendo que 41,8% destes inscritos fizeram a prova realizada no dia 28/03.
Engajamento
A Olimpíada Cearense de Química (OCQ) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com o objetivo de descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando-os ao engajamento em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, bem como, selecionar os estudantes que irão representar o Ceará na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química e na Olimpíada Norte-nordeste de Química em 2021.
Os estudantes de 418 instituições de ensino distribuídas em 125 municípios cearenses foram inscritos representando 219 escolas públicas estaduais (52,4%), 145 escolas particulares (34,7%), 38 escolas públicas municipais (9,1%) e 16 escolas públicas federais (3,8%).
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati