Aluna de Aracati desenvolve ambiente virtual de aprendizagem
Projeto visa ajudar alunos e professores de Química no uso de ferramentas digitais
Publicada em 02/12/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:52

Durante a pandemia da Covid-19, muitas instituições de ensino tiveram que se reinventar, migrando do ensino presencial para o ensino remoto. Com isso, professores e alunos se viram diante de novos desafios e obstáculos, sobretudo relacionados ao uso das ferramentas digitais no desenvolvimento das práticas pedagógicas. Essa situação inspirou a estudante Joyce Filgueiras, do curso de licenciatura em Química, do IFCE campus de Aracati a buscar uma solução para o problema: em 2021 ela elaborou o projeto de pesquisa AVAQ (Ambiente Virtual de Aprendizagem em Química), voltado para o complemento do ensino remoto no curso de licenciatura em Química.
Trata-se de uma plataforma a fim de organizar e disponibilizar conteúdo, materiais e ferramentas didáticas digitais. “Nós pretendemos oferecer uma perspectiva de inovação e de otimização no ensino, de maneira a ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, tornando mais simples, acessível, inclusivo e eficiente”, anuncia Joyce Filgueiras.
Em 2021, o projeto foi contemplado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFCE. Para desenvolvê-lo, Joyce teve orientação da professora Karine Portela, atualmente lotada no IFCE campus de Paracuru.
O acesso ao ambiente virtual se dá por meio do site ifavaq.wixsite.com/quimica. O projeto também dispõe da página oficial @if.avaq, no Instagram. Segundo a autora, o resultado promissor tem sido demonstrado no teor da interação com os usuários. “A experiência está sendo incrível. Os professores e alunos estão interagindo bastante e nos dando feedbacks positivos, o que nos deixa mais animadas ainda para seguir com este projeto, de forma a impactar positivamente no processo educativo”, celebra ela.
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati.