Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

TG pede apoio do IFCE na divulgação de Alistamento Militar

O TG solicitou apoio do Instituto na divulgação do alistamento militar obrigatório, que está sendo realizado até 30 de junho.

Publicada em 29/05/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:21

O diretor-geral do campus de Acaraú do IFCE, professor João Vicente, recebeu, nesta segunda-feira, 29 de maio, em seu Gabinete, a visita do Chefe de Instrução do Tiro de Guerra TG-10/018, de Acaraú, Primeiro Sargento Evandro Dias da Silva, e do Secretário da Junta Militar do Município, Jairo Costa. Na ocasião, foi solicitado apoio do Instituto na divulgação do alistamento militar obrigatório, que está sendo realizado até 30 de junho. Os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos neste ano devem obrigatoriamente se alistar.

É através do alistamento que a Marinha, Exército e Aeronáutica dão início ao processo de incorporação dos novos recrutas, possibilitando ao jovem a oportunidade de servir à Pátria e, às Forças Armadas, a formação de recursos humanos qualificados para uma possível mobilização em caso de necessidade.

O jovem que deixa de se alistar fica em débito com o Serviço Militar e não poderá: Obter ou prorrogar a validade do passaporte; Realizar matrícula em qualquer estabelecimento de ensino público, em qualquer nível de graduação; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; Inscrever-se em concurso públicos; Exercer qualquer tipo de cargo público, seja por eleição ou nomeação; Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios - por exemplo, premiações da Loteria Federal, como a Mega Sena. Além disso, caso o jovem não faça o alistamento, ficará em débito com o Serviço Militar até o ano em que completar a idade de 45 anos.

O cadastro está disponível desde o dia 02 de janeiro e o alistamento pode ser feito de forma on-line no site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar (JSM), que em Acaraú funciona atrás do Banco do Brasil, ou no quartel do Tiro de Guerra, situado na Rua Duque de Caxias, 56, bairro –Outra Banda. O cidadão deve portar no ato do alistamento Certidão de Nascimento/Casamento ou RG, CPF e comprovante de endereço.

Edson Costa - Acaraú