Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Sessão na Câmara lembra 10 anos de atividades do campus de Acaraú

Na sessão solene, abordou-se a trajetória educacional do campus e as inúmeras atividades ao longo desta década nos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicada em 31/08/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:47

A Câmara Municipal de Acaraú realizou, na última sexta-feira, 28 de agosto, Sessão Solene em homenagem aos 10 anos de atividades do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na ocasião, gestores e docentes da unidade fizeram uma breve apresentação institucional, discorrendo sobre a trajetória educacional do equipamento, que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como abordou-se a importância da unidade para a região do Baixo Vale do Acaraú, com a oferta de cursos técnicos, superiores, de pós-graduação, formação inicial e continuada (FIC), além de inúmeros projetos de Pesquisa e de Extensão. Ainda reforçou-se a parceria entre a Casa de Leis e o Instituto.

Em seu pronunciamento na Tribuna, o diretor-geral do campus, Manoel Paiva, destacou a importância da Instituição em Acaraú, com seu leque de cursos e projetos, bem como traçou as projeções futuras. "Essa Instituição desenvolve-se cada vez mais e sonhamos  com os próximos 10 anos. Seguimos promovendo a formação de profissionais de excelência e a ascensão social dos cidadãos desta região", frisou.

O gestor pontuou os cursos técnicos ofertados pela unidade: Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Meio Ambiente, Pesca e Restaurante e Bar; os cursos superiores de Física e Ciências Biológicas; curso de pós-graduação em nível de especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; além de inúmeros cursos de formação inicial e continuada, entre os quais nas áreas de xadrez, hidroginástica, natação, de línguas etc. Além disso, com a aprovação do plano de estudos de potencialidades, estuda-se a implantação no campus dos cursos técnicos em Eletromecânica e de Administração, além dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Turismo e bacharelado em Engenharia Ambiental. "Ainda estamos na corrida para a implementação de novos cursos, sempre buscando trazer um leque maior de opções de formação e aperfeiçoamento para a região", destacou Manoel Paiva.

Para o professor João Vicente, da área de Pesca e um dos primeiros docentes da unidade, em seu uso da Tribuna, discorreu acerca da importância do equipamento educacional, que tem se destacado cada vez mais na Pesca e áreas afins, colaborando para o desenvolvimento regional. "Estamos comemorando 10 anos. Como o tempo passa rápido! Neste tempo, construímos muitas coisas, mas fizemos até agora um trampolim para crescermos muito mais. Hoje nós somos referência na formação da área da Pesca. Somos o único curso técnico em Construção Naval. Formamos mais uma turma de pescadores especializados, sendo que somente nós em Acaraú e nossos parceiros de Itajaí (SC) ofertam tal formação. Mas não adianta pararmos por aqui. Temos que refletir o que já foi feito e projetar para os próximos 10 anos. Mas nos orgulhamos de fazer parte de uma Instituição de referência", pontuou.

A professora Rafaela Maia, coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), ressaltou na tribuna sua ligação com a cidade de Acaraú desde a infância, com sua convivência nas áreas de manguezal, manguezal este que se tornou a matéria-prima de seu trabalho hoje. A docente enfatizou a importância desse ecossistema para o quesito histórico-cultural do Município e falou da importância da Instituição na formação profissional e tecnológica. Ainda ratificou o pedido de apoio da Casa de Leis e da sociedade para com o equipamento educacional que deve ser ainda mais conhecido e apropriado pelos cidadãos do Baixo Vale. "Pedimos esse apoio para a Câmara, como fizemos diversas outras vezes, e pedimos o apoio da sociedade, pois acreditamos na Educação Pública como fomentadora de um amanhã melhor", disse a professora emocionada.

Na sessão, foi passado vídeo institucional do campus, abordou-se as origens e trajetórias da unidade e os parlamentares ressaltaram a importância do Instituto para o desenvolvimento da cidade e dos cidadãos de todo Vale. O presidente da Casa de Leis, vereador Edinilton Lima Araújo, falou de sua alegria em receber a comitiva do IFCE e no momento em homenagem à Instituição e parabenizou a todos que fazem parte do campus acarauense pelos 10 anos de existência. Após a sessão, seguiu-se momento social com interação entre os parlamentares e gestores e servidores da unidade.

Edson Costa - Acaraú