"Segurança nas Escolas" é tema de palestra em Acaraú
A palestra foi ministrada pelo Primeiro Tenente Carlos Renan Oliveira Pires, Comandante da 3ª Companhia/ 11º Batalhão da Polícia Militar, da região do Baixo Acaraú
Publicada em 28/04/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:19

O campus de Acaraú do IFCE promoveu, em 25 de abril, uma palestra sobre Segurança nas Escolas, com o Primeiro Tenente Carlos Renan Oliveira Pires, Comandante da 3ª Companhia/ 11º Batalhão da Polícia Militar, da região do Baixo Acaraú. O Oficial, que se fez acompanhar pelo Sargento Vagner e Tenente Ronaldo, daquele destacamento da PM, acolheu o convite da Diretoria-Geral do campus, para falar com os estudantes e servidores acerca das medidas preventivas de violência no ambiente escolar e a importância da parceria com os órgãos de segurança.
Na palestra, o Comandante reforçou as táticas de prevenção à violência nas escolas, como se evitar bullying, acionar as autoridades ao se atestar algo suspeito, bem como identificar tipos de violência em estágio inicial, assim como solucionar conflitos antes que eles escalem para um comportamento agressivo. O Oficial reforçou ainda a relevância de se falar sobre o tema abertamente com os alunos. "É preciso que os alunos entendam as consequências e os problemas que a violência dentro da escola provoca, assim como percebam o que caracteriza um comportamento violento e como evitá-lo", destacou.
O diálogo também é uma ferramenta importante na prevenção da violência. "O diálogo pode servir como ferramenta de informação, conscientização e, até mesmo, de denúncia", destacou Primeiro Tenente Renan.
O Oficial destacou ainda como o estudante ou professor deve proceder ao presenciar atos violentos. "É importante que saibam ao certo o que fazer e como reagir. É importante que a escola ofereça formas para que os alunos possam trabalhar em conjunto com os professores para acabar com esse problema", disse.
Na opinião do diretor-geral do campus de Acaraú, a violência começa quando não se desenvolve alguns sentimentos como respeito e empatia pelo próximo. "Nós mesmos devemos plantar essa semente de paz. É preciso que a paz desenvolva-se dentro de nós mesmos, para que assim possamos passar essa paz aos outros", destacou.
Conforme o gestor, tem havido uma aproximação cada vez maior com a Polícia Militar, que o campus enxerga como um grande parceiro, inclusive vislumbrando a implementação de alguns projetos.
Segundo o gestor, foi criado, na semana passada, um Comitê de Segurança e Proteção, que buscará identificar os pontos a serem fortalecidos nessa área. Além disso, foi criado um plano de contingência e serão destinados recursos para investir no setor, com vistas a garantir monitoramento no prédio do campus e arredores, juntamente com o trabalho articulado com os órgãos de Segurança.
O Comandante da PM ainda frisou que têm sido realizadas rondas periódicas nas proximidades do campus de Acaraú e que a comunidade acadêmica pode contar com o apoio dos órgãos de Segurança. Qualquer interstício a PM pode ser contactada pelo fone (88)99987-7643.
Edson Costa - Acaraú