Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Realizada segunda reunião ordinária do Conselho Acadêmico em Acaraú

O Conselho é um órgão colegiado da instituição, formado por representantes da gestão, docentes, técnicos administrativos, pais de alunos e egressos.

Publicada em 04/08/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:43

Foi realizada, na última quinta-feira, 3 de agosto, na sala de reuniões da diretoria-geral do campus de Acaraú do IFCE, a segunda reunião ordinária do Conselho Acadêmico da instituição. Este órgão colegiado mobiliza, opina, decide e acompanha assuntos acadêmicos, administrativo-financeiros, políticos-pedagógicos e comunitários do campus. O Conselho é formado por representantes da gestão, docentes, técnicos administrativos, pais de alunos e egressos.

Na ocasião, o presidente do Conselho, o diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana, realizou um panorama geral da situação orçamentária e da infraestrutura da instituição. Há um planejamento para a construção de novos banheiros e áreas de convivência, bem como a instalação de novos bebedouros. Iniciativas que visam a oferecer mais conforto a servidores e alunos.

O gestor ainda abordou a implantação de novos cursos que serão ofertados pelo campus: Engenharia de Pesca e Técnico de Informática com foco na área de software. Ambos os cursos encontram-se em fase de estruturação de laboratórios e contratação de novos professores. O gestor pontuou que essa é uma demanda social e de mercado e que há plenas condições da oferta.

O diretor garantiu ainda que está sendo fortalecida a segurança do campus, por meio da estruturação de Comissão de Segurança, parceria com a Polícia Militar e estruturação do sistema de videomonitoramento, além da estimativa da contratação de mais vigilantes.

Professor João Vicente ainda falou das recentes conquistas do campus, que inclui a participação de um aluno do curso técnico integrado em Aquicultura, Felipe Carvalho, na GENIUS Olympiad, feira internacional realizada nos Estados Unidos. O evento recebe projetos voltados a questões ambientais de todo o mundo. O projeto do discente de Acaraú, que propunha a fabricação de mármore a partir de osso bovino, obteve menção honrosa na feira. Projeto esse que foi orientado pelo professor Fernando Nunes

Outra grande conquista, segundo o gestor, foi a aprovação do projeto "Pesca Artesanal +Valor", junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia. O projeto, orçado em mais de R$ 2 milhões, foi elaborado por meio de parceria entre o IFCE e a UFC, e prevê a capacitação de pescadores para agregar valor ao pescado, com selo de qualidade.
Também foi aprovado junto à Finep o projeto “Biologando em Acaraú: ações de divulgação e popularização da ciência no IFCE Campus Acaraú”, elaborado pelos professores Luiz Gonzaga e José Gerardo. Projeto orçado em cerca de R$ 300 mil, que conta com o apoio administrativo da FAIFE – Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do IFCE.

Na reunião do Conselho Acadêmico, a Chefe do Departamento de Ensino, professora Fabiana Carvalho, falou acerca do início do semestre letivo, cujas aulas devem ser retomadas na próxima segunda-feira, 7 de agosto. Discorreu-se acerca dos processos seletivos e matrículas e da logística para o bom êxito no retorno às aulas. A gestora ainda falou dos principais eventos programados, como o Universo IFCE, previsto para setembro, e as campanhas educativas.

O empresário Rafael Ferreira, proprietário da Nortintas, membro suplente do Conselho, que se fez presente ao encontro, avalia a importância do colegiado. "A partir desse Conselho, consigo entender melhor a instituição, as suas necessidades, os seus desafios e, assim, saber como podemos contribuir com este campus, que tem uma contribuição muito grande a nível educacional, formando profissionais qualificados, que gerarão desenvolvimento ao meu município", destacou.


Professor João Vicente destacou a importância do Conselho Acadêmico. "Este Conselho é formado não só por servidores e alunos egressos, mas pela sociedade civil organizada, que é formadora de opinião. Estando aqui, passa a conhecer nossa realidade e pode levar a importância dessa escola, o quanto ela cria oportunidades de mudar vidas. E muitas vezes não se conhece a escola, não sabe o que está fazendo, e não conseguimos fazer nada sozinhos. Daí a importância de pessoas da sociedade participarem, trazerem ideias novas, discutem novas possibilidades e assim nossa instituição cresce", disse.

Edson Costa - Acaraú