Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa: Acaraú aprova projeto na área da Pesca junto à Finep

O projeto "Pesca Artesanal +Valor", orçado em mais de R$ 2 milhões, foi elaborado por meio de parceria entre o IFCE e a UFC.

Publicada em 28/07/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:18

O campus de Acaraú do IFCE teve aprovado um projeto junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia. O projeto, intitulado "Pesca Artesanal +Valor", tem como objetivo geral permitir que pescadores artesanais usem as melhores práticas de pesca para a gestão sustentável desses recursos. O projeto, orçado em mais de R$ 2 milhões, foi elaborado por meio de parceria entre o IFCE e a UFC.

O Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Acaraú, professor Rubens Feijó, responsável pela coordenação do projeto junto à FINEP, explicou que o mesmo busca agregar valor ao produto da pesca de curral, afinal há muitos produtos de baixo valor econômico. "Vamos agregar valor com plantas de processamento do pescado, usando esse produto de baixo valor para a produção de ração, bem como de pratos culinários. Além disso, o produto será certificado como oriundo de uma atividade sustentável a partir da elaboração de um Padrão de Responsabilidade Ambiental – PRA e da Certificação do Produto Artesanal – SELO ARTE, que agrega valor aos produtos do processamento de pescado de curral. ", referenciou.

Segundo o professor Luiz Parente, Cientista-Chefe da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), um dos idealizadores do projeto, a aprovação deste representa uma grande vitória, especialmente ao IFCE, que, pela primeira vez, aprova uma iniciativa deste montante junto à Finep. "Isso mostra o fortalecimento do Instituto no campo da pesquisa e na captação de recursos, passando pelo crivo da seleção da Fundação, que é muito complexa. E nossa avaliação foi bastante positiva, conquistamos o 8º lugar entre 54 propostas de todo Brasil", destacou.

Professor Luiz Parente destacou que a pesca que será trabalhada no projeto será a de curral, bastante praticada ao longo de todo litoral cearense. "E o trabalho que será aqui realizado poderá ser replicado em todo Brasil, mostrando o grande significado regional dos seus produtos.

Além disso, busca-se gerar o desenvolvimento de um novo produto que valorizará a pesca artesanal de curral, melhorando esse pescado, "mais bem processado, com melhores subprodutos, agregando valor e gerando renda para inúmeros pescadores que serão beneficiados com esse projeto", explicou o docente.

Segundo o professor Eduardo Fontenele, pesquisador líder do Núcleo de Pesquisa em Economia do Mar - NEMA, da FEAAC/UFC, que integra o projeto, a parceria com o IFCE foi bastante importante, uma vez que o campus de Acaraú tem uma forte ligação com o universo marinho e o foco maior do projeto e do nosso Núcleo na UFC é "o desenvolvimento de todas as riquezas marinhas e costeiras, que inclui não só a pesca artesanal, mas também as energias renováveis", reforçou.

Conforme o docente, o "Pesca Artesanal + Valor" tem como um dos objetivos principais agregar novas metodologias e planos de negócio tornando a pesca artesanal, tida como uma atividade basicamente de subsistência em uma atividade com agregação de valor, gerando emprego e renda, melhorando o preço do produto final, que o pescador
artesanal terá como benefício e toda comunidade, com a melhor qualidade desse pescado. Além da parte técnica, há que se considerar a visão econômica", disse.

Professor Eduardo reforça que o projeto foi estruturado em um ano de bastante significado, uma vez que em 2022 foi considerado o ano internacional da pesca artesanal e estamos na década da ciência oceânica, conforme estabeleceu a ONU. Daí reforça-se a importância de iniciativas como essa que trata a pesca de forma mais sustentável e de boa utilização dos recursos marinhos, além da parte costeira", defendeu.

Professor Ernani Leite, Presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do IFCE, FAIFCE, falou da sua satisfação com a aprovação do projeto, uma vez que "estamos cumprindo nossa finalidade, apoiando projetos como esse de tanta importância ao nosso Instituto e ao setor da pesca, ainda mais quando passa pelo crivo da Finep, que apresenta uma seleção bastante rigorosa, o que prova que o projeto está muito bem elaborado e estruturado", ressaltou.

Professor Ernani enfatizou a alegria do IFCE, dos parceiros, da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Fundação. "É mais um desafio, sendo o primeiro projeto que a Finep vai apoiar e torcemos para que sua execução seja um caso de sucesso para que o pesquisador se ocupe da sua função, dedicando-se ao projeto, que prestaremos
todo apoio na parte administrativa e financeira", disse.

O diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente, que é engenheiro de pesca e colaborador e incentivador do projeto, acredita que o mesmo trará bons frutos ao setor da pesca não só de Acaraú, mas de todo estado do Ceará. Conforme defendeu, o projeto propõe ações que "serão bastante relevantes no tripé da sustentabilidade, não só em nível econômico, mas no intuito de reduzir e implantar em outras regiões um case de sucesso dessas agregações de valor ao nosso pescado e oportunizando mais qualidade de vida ao pescador artesanal", relatou.

Professor Rubens Feijó, coordenador de Pesquisa do campus de Acaraú e que coordena o projeto, explicou que, atualmente, o mesmo encontra-se no trâmite da liberação do recurso e há estimativa dos recursos serem liberados até o final do ano para início da implementação das atividades.

Pelo Instituto, integram o projeto docentes experientes na área de Pesca, como o Professor João Vicente e Professor Juarez Coelho; na área de Processamento do Pescado, como a professora Eveline Alexandre; e na área de Turismo, como a professora Elisângela Sousa; e pela UFC, além de professores renomados, como Luis Parente, que foi o mentor do projeto, e Eduardo Fontenele, ambos da UFC.

Edson Costa - Acaraú