Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Palestra aborda produção de biofertilizantes a partir de resíduos sólidos urbanos

O objetivo da palestra foi divulgar as tecnologias de produção de biofertilizantes a partir de resíduos sólidos urbanos e os benefícios para a agricultura

Publicada em 18/11/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:46

O campus de Acaraú do IFCE foi palco, em 17 de novembro, de palestra com o tema "Eu, você e os resíduos sólidos urbanos", ministrada pelo consultor ambiental e perito judicial ambiental, de Trairi-CE, Cícero João Mallmann Genro. O objetivo da palestra foi divulgar às comunidades interna e externa ao campus as tecnologias de produção de biofertilizantes a partir de resíduos sólidos urbanos e os benefícios da utilização desses biocompostos na agricultura.

Conforme Cícero Genro, é importante abordar novas alternativas para a destinação mais sustentável dos resíduos sólidos. "Com relação ao que alguns chamam de lixo, e eu chamo de resíduo, é importante que se trabalhe de uma forma consciente, com empreendedorismo, para que isso faça parte de um circuito fechado e, em vez desse resíduo ser jogado em lixões, especialmente os resíduos orgânicos, possa ser reutilizado conscientemente, economicamente, para que a base da agricultura tenha um grande retorno", destacou.

O consultor pontuou que hoje os insumos químicos agrícolas tradicionais apresentam um valor extremamente alto, que pesa no bolso do agricultor e alternativas como a desses biofertilizantes, aparece como uma grande alternativa econômica. "Só do coco, depois de extraído a água e o óleo, em 1 hectare, através da fibra do coco, por meio de todo um processo, você pode obter adubo para 5 hectares. E para onde está indo esse resíduo?", questionou.

Conforme Cícero, o poder público também deve ter um olhar especial quanto ao potencial econômico desses biofertilizantes. "O poder público tem que saber lidar com isso, gerar emprego, retorno financeiro, reduzir custo para aumentar a produtividade, garantindo a fixação do produtor rural no campo, produzindo mais e importando mais", defendeu.

Conforme destacou, a geração de biofertilizantes com base nos resíduos, fortalece sobremaneira a economia, uma vez que "essa atividade que gera em torno do processo de tratamento de resíduos, impacta positivamente na questão do saneamento básico, gera emprego, gera um produto de maior qualidade e fortalece a base econômica do município e da região, que tem na agricultura o seu maior potencial", disse.

Segundo o consultor, muitas vezes o agricultor tem dificuldade de comprar os insumos para sua produção, o que leva que plante menos e obtenha menos retorno. "Os custos hoje dos insumos estão um absurdo e os preços irão ficar mais altos, inviabilizando o crescimento desse agricultor, que irá acabar se mudando para a cidade, o que aumenta os problemas sociais urbanos", pontuou Cícero Genro.

Cícero assim pontuou a importância de se buscar alternativas para esse quadro, incluindo a conscientização de todos, daí a importância de palestras como a realizada no IFCE. "É importante sentar, discutir e construir uma situação positiva. Sem informação, não se progride, fazendo-se necessário romper o muro que nos separa das informações. Assim, é louvável a iniciativa do Instituto em abrir essa discussão, cumprindo a missão da ciência e da educação. Afinal, essa é uma cadeia que deve ser trabalhada para que o agricultor, o professor e o estudante desta instituição possa somar forças para o incremento desse importante setor", relatou. Parabenizo o IFCE pela iniciativa", disse.

Conforme Afonso Alves, que trabalha no Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da região Litoral Norte, que prestigiou a palestra, parabenizou a iniciativa do Instituto em proporcionar uma discussão tão relevante ao setor. "Nós do consórcio apoiamos essas iniciativas e nos colocamos à disposição para eventos como esses, que tem como objetivo, tornar a sociedade mais consciente a respeito dos seus resíduos", destacou.

A palestra foi iniciativa do diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana, que ressaltou a importância de se pensar essas questões no Instituto Federal para pensar em conjunto a melhoria da cadeia produtiva da agricultura. "Apresenta-se como de grande importância trazer para nossos alunos e professores esses aspectos de tão grande relevância do universo de gestão ambiental, como a temática de resíduos sólidos urbanos, que traz grande alternativas ambientais e econômicas", pontuou.

O coordenador do curso técnico em Meio Ambiente, professor Neuciano Pinheiro, foi o anfitrião do evento e o curso prestou apoio na organização e execução da palestra.

Edson Costa - Acaraú