MobFog Jr é realizado em Acaraú
Iniciativa visou descontrair e exercitar princípios da física
Publicada em 06/11/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:44
A cidade de Acaraú foi palco da MobFog Jr. (Mostra Brasileira de Foguetes Júnior), uma adaptação da Mostra Brasileira de Foguetes, uma competição de cunho nacional. A versão Júnior foi pensada e dedicada a alunos de ensino superior do campus de Acaraú do IFCE, que estão vetados ao acesso da olimpíada, para descontrair e exercitar princípios da física presentes no projeto. A iniciativa foi encabeçada pelos alunos do campus que fazem parte do Clube de Astronomia Voyager.
As oficinas ocorreram entre os dias 3 e 30 de outubro, e o lançamento dos modelos aconteceu no dia 31, no Campo de Aviação, ao lado da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú.
Conforme a acadêmica do curso de Física do campus de Acaraú do IFCE, Lethycia, coordenadora do Departamento de Astronomia Observacional do Clube de Astronomia Voyager e vice-presidente do clube, que se declara apaixonada por astronomia desde seus 10 anos, atividades como essa são um ótimo laboratório prático da área. "Assim como o universo é o laboratório do astrônomo, a universidade é o primeiro laboratório oficial do estudante. É importante despertar novamente a criança curiosa, o cientista dentro de nós mesmos. Construir esses foguetes com os alunos foi reconquistar esse brilho no olhar deles. Sem dúvidas, não existe melhor pagamento", comemorou.