Mais uma turma de curso PEP conclui as aulas em Acaraú
A novidade desta turma em relação às outras é ter apresentado uma aluna do sexo feminino, Gardênia Luzo, a primeira a concluir tal formação no Estado do Ceará.
Publicada em 28/02/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:44

Foram concluídas, em 19 de fevereiro, as aulas teórico-práticas da terceira turma do curso de formação inicial e continuada de Pescador Profissional Especializado (PEP). Ao todo, 13 alunos concluíram a formação, que transcorreu em cerca de 3 meses, perfazendo uma carga-horária de 375 horas/aula. A novidade desta turma em relação às outras é ter apresentado uma aluna do sexo feminino, Gardênia Luzo, a primeira a concluir tal formação no Estado do Ceará.
Para Gardênia Luzo, que é acadêmica do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará - UFC, o sentimento é de.... "Essa foi uma grande oportunidade de obter mais conhecimento na área, que me ajudará bastante em meu curso de Engenharia de Pesca. Esse curso foi de suma importância para minha formação profissional, até porque pretendo atuar na área", pontuou.
A satisfação de Gardênia Luzo aumenta mais ainda quando conclui a formação em uma área que "por muito tempo era considerada só para homens, mas as mulheres conseguem sim atuar nessa área e, para isso, basta se capacitar e ter força de vontade", destacou.
A concluinte do curso destaca ainda a qualidade do curso. "A grade incluiu um excelente conteúdo, qualificando de forma efetiva o aluno para atuar com propriedade e segurança na área da pesca, diminuindo o risco de acidentes com embarcações e oferecendo uma navegação mais segura, além do grande empenho e propriedade dos professores", pontuou.
O curso PEP, realizado no campus de Acaraú, é fruto de parceria do Instituto com a Marinha do Brasil, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica), bem como com a Colônia de Pescadores de Acaraú. O campus, mediante a acreditação da Marinha, é autorizado a abrir turmas de PEP e está planejando com a Marinha a oferta do curso de Patrão de Pesca na Navegação Interior (PPI).
Conforme o responsável pelo Ensino Profissional Marítimo do campus, Roberto Leopoldo, são inúmeros os ganhos dos concluintes do curso. "Com o curso PEP, os pescadores estarão qualificados para trabalhar a bordo de suas embarcações com mais segurança para toda tripulação e também podendo trazer um pescado com mais qualidade, sem esquecer também que o aluno é ensinado a zelar pelo Meio Ambiente e cuidar do patrimônio (barco) com mais responsabilidade", ressaltou.
Para o diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente Mendes Santana, que é engenheiro de Pesca, a formatura de mais uma turma de um curso de formação de aquaviários, comprova "o grande papel educacional e formativo do campus, engrandecido pela primeira aluna, Gardênia Luzo, que prova o empoderamento feminino e a capacidade da mulher de se capacitar e profissionalizar na área da Pesca", pontuou.
Edson Costa - Acaraú