Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Iniciadas as aulas da quarta turma do curso PEP em Acaraú

O curso, ofertado mediante Acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil, habilita o profissional a exercer a pesca profissional especializada - Nível de habilitação 3

Publicada em 02/02/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:44

Foram iniciadas, em 30 de janeiro, as aulas da quarta turma do curso de extensão FIC de formação de Pescador Profissional Especializado (PEP), no campus de Acaraú do IFCE. O curso, ofertado mediante Acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil, habilita o profissional a exercer a pesca profissional especializada - Nível de habilitação 3, para exercício das capacidades definidas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas em embarcações de pesca em distintos tipos de navegação. Neste primeiro dia de aula, foi feita uma apresentação institucional da Marinha e repassadas as principais instruções do curso com o Primeiro Sargento Cruz, que estava acompanhado pelo Marinheiro Hellery, ambos da Agência da Capitania dos Portos em Camocim.

Conforme o professor Juarez Coelho, docente da área da pesca, o curso oferece importantes ferramentas de aprimoramento profissional. "Essa formação passa a ser muito importante para esse aluno, uma vez que com a formação de Pescador Profissional Especializado, consegue a sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), emitida pela Marinha, de perfil internacional, que lhes dá possibilidade de embarcar em diversas embarcações para exercer a atividade pesqueira de uma maneira mais segura, com conhecimento e em novas áreas de atuação, que pescadores que não têm essa formação podem atuar", destacou.

Segundo o docente, ao longo do curso, os alunos veem uma série de disciplinas que auxiliarão no bom desempenho do pescador no dia a dia no mar. "Os alunos cursarão disciplinas em diversas áreas, que os auxiliarão no dia a dia de trabalho, como atividade da pesca, legislação pesqueira, manuseio do pescado a bordo, segurança em operação das atividades pesqueiras. Isso dá um conhecimento técnico mais amplo a esse pescador, fazendo com que consiga trabalhar de maneira segura e mais embasada para exercer a atividade de uma forma mais profissional", ressaltou professor Juarez Coelho.

O responsável pelo ensino profissional marítimo do campus de Acaraú, Roberto Leopoldo, pontuou que o curso PEP oferece ao pescador uma formação ampla e diversificada, que representa um diferencial a esses profissionais. "Esses alunos estão se qualificando para crescer na área da Pesca. Oferecemos a esse pescador um conhecimento mais amplo, por meio de várias disciplinas que verão ao longo do curso, na área de segurança, navegação, salvatagem, visando a uma melhor segurança a quem está embarcado e quem pretende trabalhar nesse setor da Pesca. Neste curso, esse pescador vai adquirir conhecimento técnico para praticar na sua vida cotidiana e aperfeiçoar sua prática profissional", disse.

O campus de Acaraú é o único da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a ofertar tal formação no estado do Ceará, o que representa um grande diferencial da instituição, conforme destacou o diretor-geral do campus, professor João Vicente. "Estamos com uma grande expectativa para mais essa turma do curso PEP, um curso pouco ofertado pelas instituições no Brasil, e somos a única no estado do Ceará a ofertá-lo. Temos certeza de que com o empenho e força de vontade do corpo docente e técnico que integra essa formação, juntamente com o apoio da Marinha, estamos contribuindo mais uma vez no aperfeiçoamento do pescador de toda região do Baixo Acaraú. Não temos a menor dúvida disso", pontuou.

O curso PEP tem duração de três meses, sendo sua carga horária de 375 horas e o campus é responsável pelas disciplinas didáticas da parte teórica do curso. Ao final da formação, será aplicado o Programa de Instrução no Mar (PIM), que será realizado em um período mínimo de dois meses, a bordo de embarcações de pesca, logo após o término do período escolar. Trata-se de um estágio a bordo que garantirá ao aluno o direito ao certificado do curso e à Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), emitido pela Marinha, que é o documento de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário. O curso é gratuito, não havendo encargos financeiros para os alunos, no que se refere à matrícula e às mensalidades.

Edson Costa - Acaraú