II Swell da Pesca contou com ampla programação em Acaraú
Evento reúne especialistas que pensam em conjunto melhorias para o setor.
Publicada em 29/04/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:46

Após uma semana cheia de atividades, com uma programação ampla e diversificada, que incluiu palestras, oficinas e debates, o campus de Acaraú fechou com chave de ouro, em 26 de abril, o II Swell da Pesca, que trouxe à tona vários assuntos importantes pertinentes à área. Participaram do evento docentes, pesquisadores e alunos da área da unidade e de Instituições parceiras, como o Instituto Federal do Pará - IFPA e as Universidades Federais do Pará e do Piauí - UFPA e UFPI. Além disso, contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Camocim.
Esta edição do Swell contou com palestras sobre temas variados, como a "Formação de recursos humanos para o setor pesqueiro", "Manejo de pesca em reservas", "sustentabilidade da pesca no litoral amazônico", "crédito rural para a pesca" e "A Amazônia Azul e os programas estratégicos da Marinha".
No evento, ainda foram realizadas diversas oficinas, incluindo de Salvatagem, artesanato com base em sucata marinha e resíduos de pescado, uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) para a navegação, simulação de manobras de embarcação e pesca, realização de trilha ecológica em áreas de manguezal, utilização de bússola, defumação de polvo, preparação de embarcação pesqueira para vistoria, Especificação de compra de camarão para exportação e Culinária à base de polvo.
O evento foi encerrado com uma mesa-redonda com o tema "Cooperação Técnica na Formação de Recursos Humanos na Área da Pesca: Ensino, Pesquisa e Extensão". A mesa foi mediada pelo professor João Vicente Mendes Santana, responsável pelo Ensino Profissional-Marítimo do campus de Acaraú e contou com docentes do IFPA e UFPI, além do deputado estadual Elmano de Freitas, o diretor-geral do campus, Manoel Paiva, além do Reitor do IFCE, Virgílio Araripe.
O coordenador do curso Técnico em Pesca do campus de Acaraú, Juarez Coelho, fez um balanço muito positivo do evento. "Foi uma semana muito proveitosa, com a participação de outras Instituições de Ensino e de Pesquisa, conseguimos realizar com êxito todas as oficinas e palestras, obtendo um grande feedback dos participantes, conseguimos firmar parcerias, acordos de cooperação, que beneficiará não só nosso campus como as Instituições parceiras, colaborando para fortalecer o setor pesqueiro ainda mais", pontuou.
Para Manoel Paiva, o Swell cumpre sua grande missão de fomento da área, além de fortalecer parcerias. "O Swell apresenta esse objetivo prático de buscar melhorias para o setor da Pesca, além de consolidar parcerias. Prova disso é a participação neste evento de representantes dos Institutos e Universidades Federais do Pará e do Piauí, além de parceiros políticos e da Marinha, bem como o Reitor. Parcerias estas que são de grande relevância para o bom andamento de nossa missão", frisou o gestor.
Conforme o Reitor Virgílio Araripe, que se fez presente ao último dia do evento, o Swell apresenta-se como de grande relevância não só para o campus, mas para toda a Instituição. "Trata-se de um evento que demonstra o potencial da área da Pesca e ajuda a fechar cooperações importantes, provando que o Swell é um trabalho de Extensão do campus, trazendo a comunidade externa para dentro do Instituto para um rico debate, para a busca de soluções para a área, neste campus que tem se mostrado cada vez mais um referencial no setor, que contribui sobremaneira para que as pessoas, por meio da educação, possam melhorar suas atividades econômicas e sociais", destacou.
O Swell da Pesca, termo em inglês que significa "grande onda", conta com a organização de docentes e alunos do curso Técnico em Pesca e busca fomentar a Pesca, por meio de uma programação técnico-científica que reúne especialistas que pensam em conjunto melhorias para o setor.