IFCE divulgará Corredores Digitais nas escolas estaduais do Baixo Acaraú
O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios e atende projetos inovadores em diferentes fases.
Publicada em 23/08/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:19

Na tarde da última terça-feira, 22, a Coordenadora de Extensão do campus de Acaraú, Marcela Melo, juntamente com a gerente da incubadora de empresas do campus, professora Elisângela Sousa, e a bolsista deste setor, Bruna Miranda, reuniram-se com a equipe da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE-03/Regional de Acaraú, com os professores Lucas Eduardo e Suzane Castro , acompanhados do estagiário Gabriel, aluno do curso técnico em Administração, da Escola Profissional Marta Maria Giffoni (Acaraú).
A pauta da reunião foi a busca de estratégias entre a Incubadora de Empresas do IFCE e as escolas estaduais da região do Baixo Vale do Acaraú, para divulgação do edital do Programa Corredores Digitais - Bora Criar. O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará, realizado pela Secitece. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases. Oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking aos projetos apoiados.
O programa apresenta três jornadas formativas: Bora Criar, Bora Crescet e Bora Transformar. Nesta primeira etapa, o estudante é estimulado à criação de negócios, onde os empreendedores partem de um projeto ou ideia e seguem em uma jornada de desenvolvimento até a criação do MVP, primeiro passo de uma negócio viável. O programa prevê o acompanhamento da startup do início ao resultado.
Professora Elisângela Sousa avalia como muito proveitosa a reunião e as articulações criadas como "estratégias para atingirmos em tempo recorde a maior quantidade possível de escolas no propósito de disseminarmos o empreendedorismo de base tecnológica, fomentando a identificação de jovens capazes de identificar os problemas da região e criar soluções que atinjam o maior número possível de pessoas e empresas", destacou.
A Incubadora de Empresas do campus de Acaraú foi selecionada para ser um dos 30 ambientes de Inovação do estado do Ceará para apoiar startups em processo de ideação. Podem participar equipes de 2 a 3 pessoas com idade a partir de 16 anos. Interessados podem esclarecer dúvidas presencialmente no campus ou pelo e-mail incubadora.acarau@ifce.edu.br
Edson Costa - Acaraú